quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Está a dar que falar: Jesus era casado


Segundo a Visão, a historiadora norte-americana Karen L. King anunciou ter descoberto a primeira "prova" de que Jesus Cristo era casado. Esta especialista em história do cristianismo da Universidade de Harvard exibe um pequeno papiro, escrito em língua copta, do século IV, no qual surge a seguinte frase: "E Jesus disse-lhes. Minha esposa..."

A alegada descoberta de Karen L. King será apresentada esta quarta-feira, em Roma, durante Congresso Internacional de Estudos Coptas. O copta é uma língua que floresceu por volta do século III no Egito Antigo, um estágio final da língua egípcia clássica e que ainda atualmente é a língua litúrgica das igrejas Ortodoxa Copta e Católica Copta.
O papiro em causa é muito pequeno, tem oito linhas escritas em letra mínima, que só conseguem ler-se recorrendo a lupa. Nele, surge ainda, alegadamente, uma frase atribuída a Jesus, segundo quem "ela será capaz de ser minha discípula".
A descoberta reabre a discussão sobre um suposto casamento de Jesus, e também se Maria Madalena seria a sua esposa. Outra discussão antiga é se um dos discípulos era mulher. Essa discussão data do início do cristianismo e permanece relevante hoje, quando o papel da mulher na religião e os limites dos casamento continuam em discussão.
A discussão é particularmente preocupante para a Igreja Católica, que proibe o sacerdócio a mulheres e proibe o casamento dos padres, num modelo baseado na vida de Jesus.


Ler mais: http://visao.sapo.pt/historiadora-diz-ter-a-prova-de-que-jesus-cristo-era-casado=f686937#ixzz26zz4TRfL
 
Ler mais: http://visao.sapo.pt/historiadora-diz-ter-a-prova-de-que-jesus-cristo-era-casado=f686937#ixzz26zywh14D

Nada que já não desconfiasse!

Sem comentários: