sexta-feira, 10 de julho de 2009

A experiência é a "madre de todas as cousas"

Este título tem uma razão: ando estourada por que estive ontem e hoje enfiada na escola porque tive um Conselho de Turma Extra ordinário devido ao facto de um aluno ter apresentado recurso de notas e de reprovação. O menino chumbou no 8º ano com 5 negativas, mas o paizinho achou que o menino era um génio, um incompreendido e nós aniquilamos (foi o termo que o pai "ipsis verbis" utilizou) o pobrezinho. Eu, que fui uma das professoras que lhe deu negativa, tive de redigir uma justificação para a acta que me deu um trabalhão. Alguns pais são assim, durante todo o ano não querem saber de nada, não os educam, não os formam, não fazem nada senão alimentar os vícios de preguicite e de irresponsabilidade dos meninos e, no final do ano, quando a coisa fica mal parada, ai, ai, ai, ai, ai que o meu menino é uma vítima, os professores é que são mauzinhos. Não posso com isto! Já é grave que possam transitar com 3 e 4 negativas, agora isto? O que me vale é que sou precavida e tenho as provinhas todas do mau desempenho do aluno, senão...enfim, dá vontade de fechar os olhos e dar lá o 3 como muitos fazem. Quão mais rigorosos somos, pior. Mas...nunca conseguirei ser infiel aos meus píncípios éticos, não vale a pena iludir-me. Vou ser sempre rigorosa e tentar ser o mais justa possível...não sei estar no ensino de outra maneira. Mas que estas situações me causam uma enorme indignação causam!
Mudando para assuntos bem mais interessantes: estou a uma semana de celebrar o 1º aniversário do meu pucunino lindo! Ele vai ter uma grande surpresa que eu e o pai andamos a preparar e que depois mostraremos aqui. Já ando a pensar na festinha e em todos os pormenores. Ainda não pensei no que lhe vamos oferecer de presente. Que brinquedos me sugerem para a idade dele? Estou perdida. Já decidimos que vamos fazer um álbum livro do seu primeiro ano de vida, do nascimento à festa de anos. Já começamos a fazer, está a ficar, modéstia à parte, giríssimo.
Quanto ao bolo de aniversário já foi encomendado. Optámos por um bolo artístico que espero fique bem bonito, porque custou uns bons euros!
Ainda há muitas diligências a tratar, mas ando cheia de trabalho (os professores ainda não estão de férias, como muitos pensam!) e amanhã SÁBADO (o que me custa escrever isto) vou estar todo o dia numa visita de estudo com os meus alunos da noite. Ai, vai ser violento! Um sábado sem o meu pucunino, passado a trabalhar, sem ganhar um tostão por isso. É mesmo por amor à camisola! Au revoir passeios a 3, au revoir almoço em família, au revoir ida aos saldos, au revoir praia, au revoir sesta depois do almoço. Faço o que gosto, já não é mau. E os meus alunos merecem, são uns queridos! Olhem, aproveitem por nós também!
Bom fim-de-semana.

4 comentários:

Rute Santos disse...

Pois é linda isto anda muito mal encaminhado! Antigamente (não que eu seja velha)se tirassemos notas más ouvia dos meus pais!
Hoje em dia 'parece que anda tudo do avesso se os alunos tiram notas más, os pais em vez de responsabilizarem o filho pelas notas não!!!! Responsabilizam os professores!!!

Enfim...sem comentários! O meu vai ser educado da forma como eu fui educada!

Quanto ao 1º aniversário do pimpolho, eu estou na mesma situação que tu! A prenda ainda não compramos, mas como ele adora peluches em especial o nody e o Panda, Vamos ver se encontramos um assim mas maior do que o costume. O bolo, também andei a ver um bolo artistico que era 18€ o kl e achei um absurdo! Portanto decidi arriscar-me a fazer eu o bolo! Anda á procura de todo o material. E como tenho um bocadito de jeito para trabalhos manuais acho que me vou safar!

Bjcas e depois conta ou mostra o que decidis-te!

susana disse...

olá borboleta,
este mundo está mesmo virado de pernas para o ar. ainda me lembro do pai de um amigo meu de faculdade também ir falar com os professores para pedir que o filho passasse de ano, é incrivel, se alguma vez os meus pais o fariam...
até dá vontade de rir!
os nossos miúdos estão a quase a fazer anos, e passou tão depressa.
um beijinho grande e bom passeio

Anónimo disse...

Olá querida mamã, realmente ser professor não é nada, nada fácil...louvo-vos!
Como é que estão a correr os preparativos para a festa?
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Teresa disse...

São mto poucos, de facto, os professores que o merecem ser... como tu! Era o que faltava, os pais exigirem que os filhos passem de ano qdo têm um aproveitamento tão mau!! Ohmeudeus! Está tudo louco!!!
Nós por cá tb andamos em preparativos para o 1º aniversário do piolho! E eu ando nostálgica por isso... ai ai ...
bjss a sonhar