quinta-feira, 16 de julho de 2009

Consulta dos 12 meses

O meu pucunino só faz anos amanhã, mas ontem já fomos à consulta dos 12 meses.
Para grande felicidade nossa está fantástico (palavras do pedi)! Muito desenvolvido quer ao nível motor quer cognitivamente.
A partir de agora são só regras a implementar, vai ser a doer! Primeiro, chucha só para dormir. Quando sairmos temos de a deixar em casa, nem sei como vai ser quando se lembrar de fazer uma birra daquelas! Segundo, vai começar a preparar o desfralde. Cocós já fará no pote. Fiquei muito admirada, não esperava que fosse para já. Como ele é mais ou menos regular nas horas de fazer cocó, vamos começar por colocá-lo no pote ainda com a fralda e gradualmente vamos tirar a fralda para que ele comece a perceber o fundamento da coisa!!! Vai ser giro, vai! Terceiro, acabaram as idas da mamã à caminha dele durante a noite. Se acordar que adormeça sozinho. Vamos dar-lhe um boneco para que possa ir transferindo a atenção dele prestada aos pais para o brinquedo. Quarto, biberão para a água acabou-se. Passa a usar copo de pegas, vulgo "copo de transição".
Em relação à alimentação, vai comer de tudo, exceptuando doces e salgados. Eu não darei por iniciativa carne de porco para já, porque cá em casa é raro comermos e é uma carne que não me inspira grande confiança. Pode comer todas as frutas, iogurte natural e queijo fresco.
Perguntei do suor na cabeça, o pedi disse que era normal.
Ainda houve tempo para falarmos da gripe A, o pedi tranquilizou-me bastante. Disse-me que este ano já morreram 1200 em Portugal de gripe normal, que esta é menos agressiva e que está mais exposto aos riscos quem tem doenças crónicas, que felizmente não é o caso. Segundo o Dr., só em Portugal se dá grande destaque a este assunto, porque é uma tentativa de esconder outros assuntos nada convenientes como o Freeport e etc...concordei! Quanto às medidas de prevenção, foram as já divulgadas: lavar as mãos, evitar lugares fechadas, blábláblá.
E com isto o meu Tomás com 12 meses:
- mede 82 cm (percentil 97);
- pesa 10,800 kg (percentil 75 ; emagreceu 200 gr.)
- tem 16 dentes;
- anda seguro por uma mão;
- diz: mamã, papá, papa, bebé, olá, nah (não), popó (esporadicamente);
- dá a chucha quando lha pedem;
- enche a colher e leva à boca;
- bebe o biberão sozinho;
- não gosta de tirar e vestir roupa;
- nem de mudar a fralda (deve ser um pudico...);
- gosta de cantarolar;
-e de imitar os pais;
- adora pão e bolacha Maria;
- gosta de encostar a cabeça à mãe quando acorda de manhã; (é tão querido);
- é bem disposto e muito brincalhão;
- gosta de ferrar tudo e todos;
- e que posso dizer mais...é um fofo, adorado por todos.
E amanhã vai ser um dia repleto de emoções...estou nostálgica...passou tão depressa...ai...suspiro.

4 comentários:

Anónimo disse...

Está um bonzão, portanto! Fiquei foi admirada com tanto dente. Já só lhe faltam os caninos, é? O meu ainda só tem 7 cá fora e um pré-molar a espreitar... B

Veruska disse...

Como já é Sexta feira,quero-te te dar os parabens pelo primeiro aninho do teu filhote!!! Que se divirtam muito!!

Muitos beijinhos

Teresa disse...

Ohmeudeus! Tantas mudanças repentinas!?!? Coitadinho... sem chucha nem o miminho da mamã se acordar de noite... e cumpres assim tudo-tudo o que diz o pediatra?
Coitadinho do bebé....
Bjss ansiosos...

IsabelCunha disse...

Muitos Parabéns! Ele é enorme, lindo menino vocês têm! Felicidades!