quarta-feira, 9 de julho de 2008

Manual do bebé

A higiene do bebé
Quantas fraldas vou ter de mudar por dia?
Um recém-nascido precisa de ser mudado com frequência, normalmente depois de mamar. Não será exagero contar com 10 fraldas por dia. Mais tarde, o bebé passa a gastar, em média, seis fraldas, mas é natural que, por vezes, precise de mais. Embora não seja regra, geralmente, muda-se a fralda de duas em duas horas durante o dia e menos vezes à noite.
Devo pôr creme no rabinho do bebé sempre que lhe mudo a fralda?
Não, até porque o excesso de creme pode impedir a pele de respirar. Alguns especialistas aconselham a tratar o rabo do bebé apenas com água corrente ou com um algodão embebido em água, sem «toalhitas», sem sabões e sem cremes, alegando que estes produtos podem retirar a protecção superficial da pele por serem abrasivos. Já o pediatra Berry Brazelton aconselha os pais a colocarem vaselina (sem petróleo) depois de cada muda de fralda, explicando que «a gordura protege a pele dos bebés da humidade que provoca a assadura».Consenso geral reúne a não utilização de pó de talco - por aumentar o risco de assaduras e de doenças respiratórias. A melhor forma de evitar que o rabo do bebé fique vermelho - e isso também reúne consenso geral - é deixar a pele ao ar o máximo tempo possível.
É preciso esperar que o cordão umbilical caia para lhe dar banho?
Alguns especialistas aconselham a esperar, devido ao facto de a água poder aumentar o risco de infecção na zona do cordão. Outros dizem que se pode dar banho total à vontade, a partir do primeiro dia de vida, desde que se tenha o cuidado de secar bem a ferida umbilical. O melhor é pedir opinião ao médico ou enfermeiro antes de sair da maternidade.
Devo dar-lhe banho todos os dias?
Apesar de já estar perfeitamente instituído que se deve dar banho ao bebé todos os dias, ultimamente têm surgido algumas teorias - especialmente entre médicos britânicos e norte-americanos - pondo em causa os efeitos do banho diário.Segundo estes especialistas, o número crescente de casos de eczema atópico está relacionado com o excesso de banhos e com a utilização de produtos agressivos para a pele. Os defensores da redução do banho lembram que os bebés não se sujam, praticamente não suam e não cheiram mal, por isso não necessitam de lavagens compulsivas. Em conclusão: dê-lhe banho quando achar que é preciso, se passar um dia ou dois sem banho não há problema algum.
É preciso lavar-lhe o cabelo com champô?
Nos primeiros dias, para facilitar, pode lavar o cabelo com o mesmo líquido de lavagem do corpo. Depois, deve usar-se um champô apropriado para bebés. Não é preciso esfregar, basta espalhar o champô suavemente.
Qual é a melhor forma de lhe cortar as unhas?
A melhor altura é quando o bebé estiver a dormir, porque só assim estará quieto. Use uma tesoura própria, com as pontas redondas para evitar acidentes. Esqueça as teorias antigas que mandavam os pais roerem as unhas dos bebés. A tesoura cumpre melhor a tarefa.
Posso limpar os ouvidos do bebé com uma cotonete?
Não. As cotonetes empurram as secreções para dentro do canal auditivo, transformando-as numa massa que pode prejudicar a audição. A cera não é sinal de falta de higiene e não se deverá preocupar com ela. Para limpar a orelha pode utilizar uma cotonete apropriada para bebés (com a ponta mais redonda).
Revista Pais & Filhos

Sem comentários: