quarta-feira, 4 de junho de 2008

O que nos espera...Gravidez ao 8º mês

Bebé:

ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO: O cérebro do bebé desenvolve novas pregas e ligações. Os ossos endurecem e a pele adquire maior grossura. Se está à espera de um menino, nesta altura os seus testículos estão a descer ao escroto, se bem que em alguns casos não terminam de fazê-lo até ao primeiro aniversário.

ENGORDANDO: O bebé vai ganhando peso e ficando com bochechas e nádegas (já está a acontecer!). Engorda cerca de 230 gramas semanais, que o colocam num peso de entre 1,8 e 2,7 quilos. A gordura armazena energia para a sua viagem pelo canal de parto. É possível que já esteja a preparar-se para a viagem orientando a cabeça para baixo (já virou!).

O QUE ESTÁ A ACONTECER: O bebé já recebe grande quantidade de luz, de modo que se habitua ao passar dos dias e noites. Tem ciclos de sono e actividade claramente definidos, complexos e sustentados, amiúde coordenados com as horas de descanso e vigília da sua mãe. Alguns estudos apontam que é nesta época que começam a aparecer os sonhos, o que no feto e o bebé se determinou chamar “sonho activo”.

APOSENTOS APERTADOS: Com mais bebé do que líquido amniótico, não fica muito espaço para mover-se no útero. A mãe nota esses alongamentos e pontapés. E inclusive pode ver esses movimentos, uma vez que o seu útero está mais fino (noto muito isto!). A actividade actual do bebé e as suas respostas perante a luz, o som e o movimento são, de certo modo, traços próprios da sua personalidade.


Mamã:

CONCEITOS ERRADOS ACERCA DO ALEITAMENTO MATERNO: Não deixe que as informações erradas a façam desistir de dar peito ao seu bebé. Eis aqui alguns mitos que se desfazem com factos:

• Mito: Uma mulher com peitos pequenos não pode dar de mamar. Realidade: O tamanho não importa para dar peito.
• Mito: Se a sua mãe (ou a sua irmã) não pode dar peito, você também não poderá. Realidade: Menos de uma em mil das mulheres se vêem incapacitadas para dar peito e a genética não tem nada a ver com isso. A maior parte dos fracassos do aleitamento materno deve-se ao facto da mulher não receber ajuda ou orientação adequada.
• Mito: Dar peito é sempre doloroso. Realidade: Ainda que dar peito possa ser incómodo no inicio, nunca deve ser doloroso. Se o for, quer dizer que o bebé não aprendeu a alimentar-se correctamente. Uma simples mudança bastará para corrigi-lo. Peça ajuda a alguém com experiência.
• Mito: É necessário endurecer os mamilos antes de dar peito. Realidade: A preparação só é útil se tiver os mamilos invertidos, quer dizer, mamilos que se metem para dentro com a estimulação. Se tiver este problema, fale com o seu médico ou com a sua parteira.

ALIMENTAR-SE CORRECTAMENTE PARA A ULTIMA ETAPA: Neste momento você e o seu bebé têm as máximas necessidades nutricionais de toda a gestação. A energia (calorias), a proteína, a vitamina C, o ácido fólico, o ferro e o cálcio que esteve a consumir todo este tempo são particularmente importantes neste troço final do desenvolvimento. Todos os dias deveria consumir:
• de cinco a nove doses de fruta e de legumes frescos (faço)• duas ou três doses de lacticínios (faço)• duas ou três doses de proteína, como carne magra ou peixe (nem sempre faço)• de seis a onze doses de alimentos integrais, como pão, cereais e arroz (faço).

COMER FORA: Procure comer saudavelmente quando comer fora de casa. Evite os estabelecimentos de comida rápida e escolha um menu equilibrado (faço). Quando isto não lhe for possível, observe as seguintes recomendações:
• Leve consigo uma sandes de pão integral com vegetais frescos e proteína (como atum, queijo, frango ou peru). • Leve também um iogurte ou uma peça de fruta da época.• Compre uma geleira portátil e um termo para manter frescos os alimentos que levar de casa. Também poderá utilizá-los depois para conservar o leite materno extraído do peito (para que o bebé o consuma quando você não puder estar perto) e os alimentos do bebé.

PREPARAR-SE PARA A MATERNIDADE: Ter um filho é o princípio de um capítulo maravilhoso da vida... e também de uma grande mudança. Pode preparar-se para este acontecimento fazendo já certos ajustes nos seus hábitos e forma de pensar. Considere estas pequenas mudanças como uma espécie de tapete de boas vindas para o recém-nascido.
• Reorganize a sua casa convenientemente. Por exemplo, colocar o berço perto da cama ajudá-la-á a começar a pensar como mãe (ainda não o fiz).
• Vá dormir quando estiver cansada (faço). É provável que antes de ficar grávida tenha feito esforços para aguentar estar acordada apesar da fadiga. No entanto, agora deverá atender aos sinais do seu corpo, tal como terá que prestar atenção aos sinais do bebé quando nascer. Se começar a fazer uma ou outra sestazinha durante o dia, ir-se-á habituando a dormir quando o bebé dormir.
• Tente aceitar estas mudanças com espírito positivo (hummm...). Por exemplo, pense que a sua redonda barriga não a faz “gorda” (pois, nada disso!), mas sim que converte o seu corpo num verdadeiro lar, acolhedor e protector para o seu bebé. Durante o parto, pense que a intensidade cada vez maior das contracções a aproxima cada vez mais do momento de abraçar o seu bebé (acho difícil pensar assim naquela hora).


LISTA DE COISAS PARA FAZER: O tempo aperta pelo que terá de começar a preparar-se para o dia do parto.
• Prepare uma mala de parto para a sua companheira com duas semanas de antecedência da data prevista (estou a tratar disso). Não se esqueça de incluir algumas coisas para si, como uma camisa, uma muda de roupa interior e alguns artigos de toucador.
• Visite o hospital para ver onde terá que estacionar e onde se realizará a admissão (vou ver se faço).
• Aprenda alguns itinerários para chegar ao hospital.
• Prepare uma lista com os números de telefone de todas as pessoas a quem quiser telefonar para dar a boa notícia. Pense que, com certeza, quando chegar o grande dia não estará para pensar nestes pormenores (está tudo no telemóvel).
• Tenha pronta a máquina fotográfica, com rolo e pilhas.
• Instale a cadeira de segurança para o automóvel.


1 comentário:

Mary disse...

Está quase!
Vai ser um belo rapaz... o meu tb tinha esse peso nessa altura e saiu com 3510kg.
Bjs