quarta-feira, 23 de abril de 2008

Indignada!


Estou mesmo indignada!

Já ando há alguns dias a telefonar para as creches da Santa Casa da Misericórdia cá do sítio, a fim de obter informações acerca das datas de inscrição, vagas, horários de funcionamento, condições, etc, etc das creches. Para todos os locais que tenho ligado a resposta é sempre a mesma: "Não tem hipótese!". Perante tal sentença, perguntei o porquê de uma nega tão redonda e o que foi que me responderam?: "Os meninos que já tiverem 4 meses em Setembro, ou seja, no início do ano lectivo, têm prioridade sobre todos os outros. Logo, se o seu é para entrar em Janeiro, não têm vaga!". Fiquei chocada com a informação! Mas será que todos os bebés têm de nascer em Abril? Que raio de critério é este? Não consigo compreender!

Certo é que nestas instituições o factor C prevalece sobre todos os outros. Conheço pessoalmente casos de pessoas com bons rendimentos e zero encargos com habitação que conseguiram assegurar vagas para os filhos, porque conhecem as directoras ou a fulana A ou B. E o mesmo se passa relativamente às Amas da Segurança Social. Acho mesmo muito injusto que as coisas se processem deste modo.

Já começamos a pensar nas alternativas dos particulares, mas aqui na nossa zona pedem-nos valores entre os 300 e os 450 euros mensais, a pagar prolongamento, fraldas, papinhas, o mês de Agosto e tudo o resto à parte. É um ordenado minímo nacional! Não iremos, contudo, deixar de mostrar a nossa indignação junto de quem de direito. Já estou a fazer uma exposição para entregar na Santa Casa da Misericórdia, pois não posso deixar de manifestar o meu descontentamento. Afinal, sempre cumpri com todas as minhas obrigações fiscais, sou uma cidadã com os mesmos direitos do que outra qualquer.

Revolta-me pensar que é este o estado da nossa nação. Pais com problemas de fertilidade à espera durante anos por uma consulta e/ou tratamentos, inexistência de creches, falta de apoio às famílias e ainda falam em incentivos à natalidade? São os 32 euros por mês que atribuem de abono durante o primeiro ano de vida do bebé que vão resolver alguma coisa? Que hipocrisia!

Obrigada por ouvirem este desabafo.

5 comentários:

Algodão Doce disse...

Olá:)
Antes de mais parabéns pela barriguinha, vou passar a visitar-vos!
O blogue do Tomás é
http://umsonhoumarealidade.blogspot.com/

O Algodão Doce vai passar a falar só da dietinha...

Também vou procurar berçario para o Tomás, nem imagino quanto vou pagar pois é consoante o irs...mas na Figueira da Foz penso que não vai além dos 200 ou 250, um médio pois há os de "elite"...

Beijinhos doces e felicidades

Silvia disse...

Não deve ser fácil, não. Eu felizmente não tenho que me preocupar nos primeiros tempos a Maria fica com as avós e de qualquer maneira aqui no interior não é tão difícil arranjar creche.
São muitas pessoas a queixarem-se do mesmo principalmente nas grandes cidades e quem é de direito não faz nada.
Beijinhos.

Diana Vasco disse...

Olá minha querida...
Percebo perfeitamente essa tua luta com sabor a revolta. Por acaso nós aqui na Praia das maças temos uma creche da sta casa da misericordia. Fomos lá conhecer as instalações, as profissionais de educação bem como a ideologia da creche. Eu já tinha referencias e portanto estava interessada. As inscrições comecaram no dia 3 de abril e terminaram no dia 15. Para o berçario existem 10 vagas, e depois de muito perguntamos ~sentimos que temos hipoteses pq temos alguns dos critérios estudados por eles. No entanto, só vamos ter a certeza em junho/julho.
Mas o facto de esta creche ser na praia das maças talvez não tenha uma lutação tão esgotada qnt em outros locais perto ou até mesmo nas cidades.
Os privados são realmente caros. Mas vais ver que vai tudo correr plo melhor. A solução vai surgir nao tarda nada! Beijinhos!!! =)

Anónimo disse...

Olá querida mamã, fazes muito bem em expores esta situação vergonhosa e, digamos, não respeitadora dos pais e suas crianças.
A Joana, por opção nossa, irá para uma creche particular perto de nossa casa e o valor mensal que pagaremos situa-se nos €420. Já tivemos oportunidade de conhecer as instalações por meio de uma visita guiada feita pela Directora da Creche e conhecemos todas as educadoras, das salas da creche e das salas dos 3 aos 5 anos. Adoramos!
Espero que consigas uma vaga para o Tomás pois o critério que te deram não é de todo válido!
Beijinhos, Sofia,Pedro e Joana

Aqui há Gato... disse...

Olá
Eu estou na mesma situação que tu.
O meu bebé nasce em Julho e apenas irei precisar de infantário em Janeiro e no infantário onde gostava que o bebé fosse, porque a minha filha tambem lá andou, me disseram que agora são novas regras, não podem segurar vagas mesmo que nos paguemos os meses que eles lá não estão (como seria de esperar para assegurar a vaga)Tambem nem sei o que fazer, não tenho esperança que consiga vaga para ele e os infantários que conheço são todos de 250 € para cima, um exagero.
Espero que tenhas sorte assim como eu, vou esperar a ver o que me dizem.
Beijinhos e tudo de bom para ti
Patricia