quinta-feira, 17 de abril de 2008

25 semanas


Feto: os pulmões e o cérebro começam a se desenvolver rapidamente. Tem cerca de 33,1cm de altura e 700g. O espaço para suas travessuras dentro da barriga da mãe está se acabando e, na maioria das vezes, esta é uma fase em que ele já se encontra de cabeça para baixo. Seu paladar continua se desenvolvendo e o sabor do líquido amniótico que ele engole varia de acordo com o alimento que você ingere.

Gestante: o útero já está do tamanho de uma bola de futebol, por isso, para a maioria das gestantes o desconforto aumenta. Aparecem caimbras, dores nas pernas, inchaços, dores nas articulações, costas e quadris. A dificuldade para respirar, dormir e digerir alimentos aumenta. Para evitar as estrias no seio, além de muita hidratação, use sutiãs que os sustentem bastante, com alças largas, sem arames e que não aperte. Evite usar roupas com tecidos sintéticos ou com rendinhas, porque pode causar coceiras. Talvez você sinta um pouco de insónia, normais neste período em que não consegue encontrar uma posição boa para dormir. Se o bebé estiver muito agitado em qualquer hora do dia, alise sua barriga para acalmá-lo. Na hora de tomar leite, prefira o desnatado que possui mais cálcio.

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá querida mamã, parabéns pelas 25 semaninhas!
Tens um miminho no meu blog, espero que gostes!
Beijinhos e votos de um excelente fim-de-semana, Sofia, Pedro e Joana

Sónia e MI disse...

:)))
Parabéns!!!
um momento único e mágico, a gravidez!

susana disse...

já falta pouco...
abraço!
bom fim de semana

Romantica disse...

Muitos parabéns pelas 25 semaninhas.

Se fores como eu parece que estas semanas passaram a correr e só desejo que o restante passe mais devagar para poder aproveitar cada minuto da minha barriga pois sei que depois sentirei muitas saudades.

Beijitos grandes

P.S.: tens uns miminhos no meu blog.

Cátia e Gabriela disse...

Parabéns pelas 25 semaninhas! Beijocas docinhas. Cátia (http://mamacatia.blogs.sapo.pt/)

susana disse...

:)

Boa semana,
1beijo