terça-feira, 4 de março de 2008

Como está o meu bebé por volta dos 5 meses!

O Desenvolvimento
ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO: Preparado, pronto, crescer! Neste momento, o bebé concentra-se em aumentar de tamanho. Os seus órgãos crescem e aparece uma gordura especial debaixo da pele. Começa a formar-se o vérnix caseoso, uma espessa gordura sebácea branca que protege a pele e que ajudará o bebé a sair do seu ventre no momento do parto. O bebé pesa entre 230 e 260 gramas e mede entre 13 a 15 centímetros. Durante este mês aumentará contudo algumas gramas de peso e crescerá entre 2 a 5 centímetros.

O QUE ESTÁ A ACONTECER: O estado emocional da mãe afecta o bebé durante a gestação. Por exemplo, se sofrer de tensão, aumentará o ritmo cardíaco e a actividade do feto.Aceite: viver sem tensão é impossível. No entanto, é necessário tentar evitar a tensão extrema ou crónica. Os estudos demonstram que os filhos de mães muito tensas sofrem mais transtornos estomacais, choram mais e apresentam temperamentos mais difíceis após o parto. Portanto, os genes influem nos traços da personalidade. Além disso, muitas mães que estão extremamente tensas durante a gravidez, sofrem idêntica tensão após o parto.

O RESULTADO FINAL: Descanse, coma bem, recorra a alguém que a ajude a aliviar a tensão e, simplesmente, leve-a com calma. Mantenha-se em contacto com a sua família e com os seus amigos. Quanto mais relaxada estiver, mais relaxado estará também o seu bebé.
A alimentação da mãe
TODA A VERDADE SOBRE OS HIDRATOS DE CARBONO: É possível que tenha recebido informações contraditórias acerca dos hidratos de carbono: São alimentos de grande valor energético ou meras calorias vazias? E qual é o seu papel durante a gestação? A resposta dependerá do tipo de hidratos de carbono que consumir.

OS SIMPLES NÃO BASTAM: Os hidratos de carbono simples trazem calorias e energia, mas não têm grande valor nutricional. Alguns hidratos de carbono simples são o pão, o arroz e a massa, os cereais refinados, as bolachas, os bolos e os açúcares.

OS COMPLEXOS SÃO OS MELHORES: Os hidratos de carbono complexos, por outro lado, estão repletos de minerais, proteínas e fibra, tudo o que é necessário para si e para o seu bebé. São hidratos de carbono complexos a fruta e os legumes; o pão integral, os cereais, a massa e o arroz integrais; os feijões e o grão-de-bico; e as batatas preparadas no forno ou ao vapor sem tirar a casca. Faça uma boa provisão dos mesmos.
A espera
NECESSIDADE DE ATENÇÕES: TAL MÃE, TAL FILHO: Talvez lhe seja difícil imaginar quanta atenção lhe exigirá o seu bebé quando nascer, visto que por enquanto o seu corpo lhe dá tudo o que necessita. Mas as coisas mudarão drasticamente quando tiver o seu bebé nos braços.

O ÚTERO NÃO REQUER MANUTENÇÃO: O útero está desenhado para dar ao bebé tudo o que necessita: as condições de luz e temperatura são perfeitas, nunca há demasiado ruído, o sono e o alimento chegam automaticamente e todos os movimentos do bebé são amortecidos no líquido.

ESTRATÉGIAS TRANQUILIZANTES: No entanto, após o parto terá que estar muito atenta ao bem-estar do bebé. Felizmente, o que sente durante a gravidez e as técnicas que utiliza para o seu próprio conforto preparam-na perfeitamente para responder ao seu bebé. Quando mudar de posição para aliviar os incómodos musculares, tenha em conta que o seu recém-nascido necessitará do mesmo. Quando o seu corpo lhe exigir alimento, lembre-se de que o seu bebé também necessitará de comer agora mesmo. Quando chorar porque se sente cansada ou angustiada, tem de se dar conta de que o seu bebé também chorará pelos mesmos motivos.
Pensar no seu bebé como um prolongamento de si mesma fará com que dar-lhe assistência seja a coisa mais natural do mundo.
Para os futuros pais

HORAS DE ANSIEDADE: É normal preocupar-se durante a gravidez. O que acontecerá se algo correr mal?” O que acontecerá se não for um bom pai?” Expresse os seus receios em voz alta. Talvez seja difícil mas, quando começar a falar do que tem em mente, ser-lhe-á muito mais fácil controlar a sua ansiedade.
Em www.dodot.com

2 comentários:

Silvia disse...

Também leio tudo o que apanho sobre o desenvolvimento dos bebés. Acho que assim já ficamos com bagagem não só para este filho mas também para os restantes, se os houver!
Beijinhos.

Anónimo disse...

Parabéns por mais uma etapa!
Beijinhos mil,Sofia,Pedro e Joana