terça-feira, 26 de maio de 2009

Desiludida!

É assim que estou com os meus alunos do 8º ano.
Hoje na aula o tema era as profissões e quais os critérios que deverão nortear a sua escolha. A maioria avançou o "dinheiro" como critério principal. Alguns (muitos) referiram que o mais importante é ter dinheiro, porque : "-stora, com dinheiro não nos faltam mulheres, carros, viagens e isso é que é ser feliz!". Tive de me conter para não desabar. São estes cidadãos o nosso futuro? Que raio de mentalidade é esta? Será que o meu filho um dia dirá estas coisas?
Tentei em vão provar-lhes que o dinheiro não compra amor, amizade, saúde...iam contrapondo com a ideia de que o dinheiro pode comprar isso também.
Cada vez mais penso em mudar-me para o interior, onde o consumismo e o dinheiro ainda não enfestaram as pessoas...ou já??? Está por todo o lado.
O que fazer? Alguém me diz??? Recuso a conformar-me com esta situação! Não quero acreditar que um dia nada, para além do material, interessará...recuso-me.
Estou triste...

5 comentários:

Teresa disse...

Nao posso acreditar que crinaças com.. quê?... 13 ou 14 anos já pensem assim... ohmeudeus... que tristeza.. e o pior é que o futuro apresenta-se sombrio e não florido, no que a materialismos diz respeito... é mto triste, de facto. Tem uma pessoa filhos para isto.
(suspiro)
Bjss

Mary disse...

Não estranho os meus alunos do 2º ciclo já dão demasiada importância aos bens materiais... Os pais têm uma mãozinha nisto tb...
BJs

Sofia disse...

Olha....Vou falar um pouco de mim. Eu quando escolhi a minha profissão, já sabia que ia ser dificil. Optei por licenciar-me em Línguas e Literaturas porque gostava de ser professora de inglês, embora soubesse que não seria fácil. Mas vivia com os meus pais e, apesar de pagar as minhas contas pessoais, o tecto e a comida eram de borla (além de outros extra ocasionais). Entretanto casei quando estava a fazer a profissionalização e depois já não podia ser colocada em qualquer sitio, tinhamos de ver se o nosso orçamento nos permitiria o gasto da gasolina e como as contas chegavam todos os meses, acabei por desistir de dar aulas e iniciei-me em qualquer emprego. Posso dizer-te que desde o meu primeiro emprego aos 19 anos em termos financeiros a minha vida pouco ou nada mudou. Farto-me de trabalhar, desempenho as funções de técnica superior mas pagam-me como administrativa.
às vezes penso se não deveria ter escolhido uma carreira inicial que me desse mais dinheiro, o que depois me permitiria fazer a lic. em literatura, que é a minha paixão.
Não é que ambicione grandes casas nem carros nem viagens, mas gostava de não andar a contar os tostões todos os meses. Acho que a crise ainda valoriza mais o dinheiro em detrimento de outras coisas...
Bjinhos

Anónimo disse...

Eu nãoe stranho nada o que dizes, porque tb o ouço, e o que mais me entristece é que eles acham que vão ganhar muito dinheiro e vão ser muito ricos e depois desilusão porque o mundo não é tão facil como eles imaginam.
beijocas

Eli disse...

Hoje em dia damos demasiada importância aos bens materiais e claro que isso passa para os miúdos, mas fico triste por eles pensarem que tudo é fácil, espero não incutir esta forma de ver a vida ao meu filho... mas também te digo que tenho primos a viver no interior que pensam da mesma forma. jocas