quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Sobre a cripreservação das células estaminais

Hoje, inspirada pela mamã Sílvia, comecei a pesquisar melhor artigos relacionados com a criopreservação das células estaminais. O assunto é mais polémico do que eu pensava. Sempre achei que os estudos existentes já fossem mais conclusivos. Quanto mais li, mais indecisa fiquei. Ainda se fosse um investimento menos avultado....a hesitação seria menor.
Encontrei, contudo, este parecer do Grupo Europeu de Ética, que pode ajudar na nossa reflexão. Ora vejam:
"O Grupo Europeu de Ética diz que é raro o uso desta técnica para tratar doenças´. Perante o crescimento deste tipo de serviços, o Grupo Europeu de Ética alertou recentemente para o «engano» que é congelar células do cordão umbilical para a utilização futura do dador, já que é raríssimo o seu uso no tratamento de doenças. Este órgão consultivo da Comissão Europeia especifica que «a probabilidade de se precisar de um transplante autólogo [de tecidos provenientes do próprio dador] está estimada em aproximadamente um em cada 20 mil casos, durante os primeiros 20 anos de vida». O Grupo Europeu de Ética alerta também que «não foi ainda demonstrado que as células que se destinam a ser utilizadas em transplantes possam ser armazenadas por mais de 15 anos». Apesar da intensa investigação realizada nas células estaminais, particularmente sobre a sua aplicação em doenças como Parkinson, diabetes ou cancro, «não foi ainda demonstrada nenhuma prova evidente da utilidade das células estaminais». Assim, é «altamente hipotético que as células do cordão umbilical mantidas para utilização no dador tenham algum valor no futuro», frisa o Grupo Europeu de Ética."
Bem, o melhor é continuar a pesquisar.
Beijinhos

2 comentários:

Silvia disse...

Eu também já tinha lido uns artigos que manifestam essa opinião.
Mas depois fico a pensar e se a minha filha vier a precisar e eu não o fiz por causa do dinheiro? As vezes gastamos tanto dinheiro mal gasto...
É um assunto controverso.
Beijinhos.

tixa disse...

Também já tenho pensado nesse assunto...e cada vez chego mais à conclusão que é tudo uma questão de negócio.
Bjcs enormes enormes