segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Nós em Madrid

Este foi um verão diferente do usual, uma vez que o pai e eu não tivemos férias no mesmo período e, como tal, os 15 dias de férias que costumamos passar em família deram lugar a algumas escapadelas. Mas como diz o poeta  " o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem" e nós não fizemos a coisa por menos.
Fazer uma escapadela destas com uma criança de 4 anos não é propriamente fácil, mas não é de todo impossível. Basta fazer uns pequenos ajustes no roteiro, escolher destinos cujos voos não sejam muito longos (do Porto demoramos cerca de uma hora) e respeitar os ritmos dos petizes. Cumprir com estes desígnios levou-nos a ter de levar a hora da siesta à risca. Com umas cavalitas à mistura, o petiz foi um valente e aguentou-se! Já pergunta quando vamos a Madrid de novo!
O que vos dizer da capital espanhola? Não sendo desinteressante, não me deixou deslumbrada. Identifiquei-me mais com Barcelona, por exemplo, que tem uma outra atmosfera. Ainda assim, gostei muito dos parques, do estado de conservação do património e da grandiosidade dos museus. Eis alguns conselhos a futuros viajantes:

Must see:
- Parque del Retiro - o melhor parque urbano que vi até hoje e o melhor spot de Madrid para mim; um dia não chega para ver tudo;
- Templo de Debod;
- Puerta del sol - pela azáfama; conseguimos sentir o pulso da cidade;
- Mercado S. Miguel - giríssimo; podem almoçar e jantar aqui, mas é melhor irem prevenidos com dinheiro; umas tapitas são coisa para vos levar uns 15 euros por pessoa a brincar. Jantamos no mercado no primeiro dia e gostamos, apesar da confusão e dos preços.
- Gran Via: melhor zona para compras, muita oferta.
- Jardins do Museu do Prado: zona muito agradável.

Must do:
- Passeio de barco no Parque do Retiro, é obrigatório;
- Comer churros com chocolate quente na Chocolateria mais famosa de Madrid - San Gines;
- Apreciar o Guernica de Picasso (Museu Reina Sofia), é imponente e não é todos os dias que se está diante de um dos maiores quadros ever made.































Sem comentários: