domingo, 17 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação


Não sou uma fanática, e até acho que um pecado de vez em quando não faz mal a ninguém, mas tento que cá em casa se coma saudavelmente e comer desta forma para mim é comer de tudo, mesmo. Durante a semana comemos mais à base de cozidos, grelhados e estufados. Ao fim-de-semana abusamos e comemos tudo o que nos apetece. E é aqui que "sujamos a roupa toda": batatas fritas, bolinhos, chocolate, torradas com manteiga, etc, etc. Mas o que seria da vida se não nos pudéssemos render a estes pequenos prazeres? Sim, comer para mim é um prazer.


Temos, porém, alguns hábitos dos quais não abdico:


- Gorduras: em minha casa só se cozinha com azeite; até há 2 meses atrás comprava óleo apenas para as batatas fritas, mas daí em diante passei a cozinhá-las em azeite; deixei de comprar totalmente óleo. Durante a semana raramente comemos manteiga, é mais ao fim-de-semana.


- Carnes: praticamente abolimos a carne de porco que, apesar de ser a mais barata, é a menos saudável; se comermos uma vez porco de 15 em 15 dias será demais; com o tempo, a carne de porco deixou de me saber bem e se não for bem temperada não a consigo comer. Evitámos também as carnes vermelhas. Comemos muitas carnes brancas, nomeadamente perú e frango.


- Peixe: cada vez comemos mais e tento cozinhar refeição sim refeição não pratos de peixe; ainda não é 50-50, mas caminhamos para lá; gostamos particularmente de salmão, dourada, safio, pargo, mais peixes de mar; o ómega 3 é uma presença obrigatória cá em casa e o Tomás adora peixinho.


- Fruta e vegetais: comemos muita fruta, gostamos especialmente de frutas tropicais; em minha casa comemos cerca de 35 a 40 kg de fruta por mês; é verdade, fiz um estudo e até eu fiquei de boca aberta. Cá em casa quase sempre há salada ou vegetais a acompanhar os pratos, nem que sejam umas simples ervilhas;


-Leite e derivados: consumimos diariamente; eu não gosto de iogurtes, mas eles adoram.


- Pão: de todas as formas e feitios, sempre;


- Comemos batatas, massa e arroz, não há cá fugas.


- Refrigerantes, bolos e chocolate: só aos fins-de-semana.


- Bolachas: é quando apetece;


- Não bebemos álcool e é raro tomarmos café, eu nem tomo sequer.


- Não uso knorr, molhos pé-fabricados e essas porcarias.


Resumindo: parece-me que comemos bem, de forma variada, equilibrada e saudável. Fazemos alguns disparates, é certo. Se podia viver sem os fazer? Se calhar até podia, mas...não era a mesma coisa.

Sem comentários: