terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nós...em férias II


Na semana passada gozámos mais uma semaninha de férias. Desta feita foi por cá, mais propriamente no ponto mais alto de Portugal: Serra da Estrela. Os meus sogros têm lá casa e tradicionalmente vamos lá sempre uns diazitos nesta altura. A casa localiza-se num local calmo, onde acordamos com o chilrear dos pássaro. Há um hiato total de barulho: nada de carros a passar....só nós e o silêncio das encostas, apenas quebrado pela buzina do padeiro ou do peixeiro ou do homem dos gelados. Comércio itinerante é uma das características que o lugar ainda mantém, apesar da relativa proximidade a "grandes" centros. Como tal, deu para descansar e dar umas voltas, apesar de já conhecermos os "must see" daquele local.
Férias que são férias combinam com grandes almoçaradas e assim lá fomos novamente ao "Albertino", que já teve melhores dias, na minha modesta opinião.
E férias sem um apontamento de cultura para mim também não têm o mesmo sabor e, por casualidade, descobrimos um museu que não conhecíamos: O Museu do Brinquedo, em Seia. Muito giro! É como viajar pelas histórias das infâncias dos nossos pais e avós e até mesmo das nossas. O pior foi que o Tomás passou o tempo todo a tentar enfiar-se num carro antigo que lá estava...fazer o quê, o homem gosta de rodas!
Nesta escapadela houve um incidente inédito: o Tomás vomitou no carro! Bem, nem vos digo...foi muito mau...também com os exageros e aquelas curvas "Who can blame him?" Até eu ia vomitando...
Resumindo, gosto daquele lugar no coração da serra. Todos nos conhecem, embora não saiba o nome de quase ninguém, todos nos querem oferecer coisas e experiências. Não há disso na cidade e é muito bom, até porque eu sou muito provinviana e gosto dessa invasão boa, típica de um lugar pequeno em que não há muitos assuntos para se conversar.
E agora estou a queimar os últimos cartuchos. De hoje a uma semana já estarei a trabalhar, se tudo correr bem, que isto de ser professor é sempre uma roleta russa. Tenho de aproveitar para as barrelas do costume: arrumar armários, tirar borbotos às camisolas, limpar isto e aquilo. Já anseio pelas próximas.

1 comentário:

mãe pimpolha disse...

Que bom, espero que se tenham divertido.
Beijocas