terça-feira, 20 de abril de 2010

Tomás...doente

Depois de um fim-de-semana acampados (obras em casa) na casa dos avós, após muitos mimos e brincadeiras, o Tomás ficou doentinho...
No domingo, depois da sesta da tarde, acordou e vomitou. Viemos, finalmente, para casa e mal chegámos vomitou novamente. À noite não quis jantar, comeu apenas uma papa de fruta. Dormi com ele no quarto dele e durante a noite acordei com o pequeno a vomitar de novo. Continuámos a dar chá de cidreira, água e muitos miminhos. Estava sonolento, birrento e visivelmente cansado.
Na segunda não foi à escola. De manhã acordou indisposto e chorão. Tomou o leite e comeu uma bolacha, porém não vomitou. Não almoçou nada, recusou-se a comer o que quer que fosse. De tarde a minha mãe ficou com ele (mais uma vez meteu férias, qualquer dia deixa de as ter). Quando no final da tarde cheguei a casa já não estava bem. Apesar de não ter febre não esperei pelo dia seguinte e meti pés ao caminho para o Boa Nova. O pai foi lá ter.Chegámos e as urgências estavam estranhamente vazias. Fomos imediatamente atendidos. Depois de observado fez análises à urina, pois um dos sintomas que mencionei foi a quantidade anormal (por escassez) de urina que tinha na fralda. A análise deu negativa e o diagnóstico foi uma leve gastroentrite (fez a Rotateq). Tratamento: dieta e líquidos, apenas.
Viemos (entretanto o pai chegou) para casa mais tranquilos. Ele parecia mais arrebitado. Ao jantar não comeu grande coisa, não quis a sopa, não comeu o prato. Todavia, comeu um pão inteiro e meia banana. Deu para o gasto.
Adormeceu com a história da "Galinha dos Ovos de Ouro" (obrigada cegonha cor-de-rosa pela dica; os contos do Continente são bem engraçados; vou comprar a colecção toda). Às 7h da manhã acordou aos berros, como nunca o tinha visto. Contorcia-se todo e punha a mão na fralda. Ainda pensei que fosse uma cólica no fundo da barriga. Esteve assim uns dois minutos e depois acalmou. Bebeu o leite e comeu 3 bolachas. Fome, foi o que pensei. A minha mãe ficou novamente com ele e fui dar as aulas da manhã. Quando cheguei a casa, passado pouco acordou e berreiro novamente. Contorcia-se, punha a mão na fralda, estava desesperado. Percebi que o problema estava no fazer chichi. Não esperei mais: dei-lhe banho e rumei para a CUF desta feita. Mais uma vez as urgências estavam anormalmente calmas. Mais uma análise à urina. Leucócitos. Resultado da observação: poderá ser uma inflamação na glande da pilinha (acho que foi isto que a médica disse). Antibiótico 8 dias e pomada para aplicar localmente. Ficaram de me ligar para me confirmarem o resultado da análise detalhada à urina. A médica ligou-me à pouco: inconclusivo. Vão fazer cultura e só na 5ª saberei o resultado. Espero que dê negativo, pois as infecções urinárias antes dos 2 anos podem danificar os rins. Coração de mãe sofre. Que Deus e os santos me ajudem.

3 comentários:

Teresa disse...

Ohmeudeus! Coitadinho do Tomás! E para vocês deve ser um horror, vê-lo a contorcer-se :(
Boas e rápidas melhoras!
Bjsss a torcer

susana disse...

olá borboleta,
ficamos com o coração na mão cada vez que os vemos mal e sentimo-nos tão impotentes... abraço grande e as melhoras rápidas do tomás

Sofia disse...

Vais ver que não vai ser nada!
Ele vai ficar bom depressa!
Bjinhos