terça-feira, 18 de agosto de 2009

De volta!

Regressámos das nossas férias por terras de Portugal! Este ano ficámos por cá, ainda pensei em ir para o estrangeiro, mas com a gripe A decidimos não arriscar. Somos pais responsáveis e cuidadosos e nem sei como há pais que se arriscam a ir para a toca do lobo pelo seu bel-prazer. Há pessoas muito egoístas, negligentes, que não serão pais na verdadeira acepção do termo, serão somente progenitores, pois um pai ou uma mãe é altruísta e não se deixa cair na tentação de pensar que só acontece aos outros. O pior é que esta tipologia safa-se mais depressa do que as restantes e isso irrita-me solenemente!
Gripe A à parte, ainda bem que optámos por ficar por cá, isto porque no dia 3, antes de partirmos para férias e para não quebrar com a tradição, tivemos de ir ao CUF para mais um encontro imediato com um pediatra qualquer. Tudo derivou do petiz ter acordado com a pele irritada, um aspecto já não me era desconhecido: exantema súbito! Já sabia que ao fim de 3 dias tudo desapareceria e não precisava de fazer qualquer medicação, mas mesmo assim não quis partir para férias com suspeitas. O diagnóstico que havia feito foi confirmado e, após o almoço, fizemo-nos à estrada para experimentar o popó novo dos pais. Dois dias depois conheceríamos um CUF mais a sul, desta vez a das Descobertas, uma vez que logo na primeira noite fartou-se de tossir e na 2ª ninguém conseguiu dormir. Devo dizer-vos que detestei! Está a anos-luz do CUF de Matosinhos onde normalmente vamos. O atendimento é lento, as instalações deixam muito a desejar, o parque de estacionamento é um estouro, enfim, tive a sensação de estar num hospital público e para isso não teria de pagar! Não percebi bem o que lhe estava a provocar a tosse, só sei que fez uma nebulização com medicamento, foi-lhe prescrito Pulmicort e Aerius, muita água, chá de cebola e xarope de cenoura caseirinho. As mesinhas foram resultando e ele está melhor, ainda que não totalmente recuperado e já lá vão 15 dias.
Após este início de férias atribulado, lá conseguimos dar os nossos passeios e o Tomás divertiu-se imenso, andava sempre bem disposto! Claro que Verão que se preze não se pode furtar de umas idas à praia, coisa que abomino mas que por ele lá teve de ser. O pisar da areia não foi tumultuoso como havida imaginado, fez umas caretas e tal, não queria caminhar, mas depois de se habituar, gostou tanto da areia que até a comeu! Também gostou da água salgada, que acompanhou o petisco anterior! Brincar com a água do balde foi o que parece ter apreciado mais. Na praia toda a gente se metia com ele, desde meninas pequeninas a velhinhas curiosas. Os comentários são os de sempre: "que lindo, que olhos, que simpático, que grande, tantos dentinhos" e nós toca a babar mais um bocadinho! Sou uma babona incorrigível!!!
Nestes dias mais a sul ainda conseguimos ir à sessão infantil do Planetário. Portou-se lindamente, a ver as estrelinhas no céu e os planetas a circular. Foi muito giro, um sítio que recomendo. Desperta os sentidos dos pequenos e os nossos também. Amei! Também fomos à Fundação Calouste Gulbenkian ver os patinhos e era vê-lo a correr atrás destes! "Ai se vos apanho..."
Ainda fomos 4 dias à Serra da Estrela para a casa de férias dos avós. Fomos almoçar ao Museu do Pão e aquilo é muito giro, ainda que o restaurante seja carote! A serra no verão não tem o mesmo encanto, mas ir para uma reserva natural, onde o silêncio é a tónica da viagem, acordar com os passarinhos, abrir as janelas e recordar o cenário da "Heidi nas montanhas" é qualquer coisa de pouco traduzível por palavras. Talvez consigamos ir lá no Inverno para ver a neve...
E assim foram os nossos dias. Deu para descansar, fugir do stress e quebrar rotinas. Deu ainda para saborear umas coisas novas e encaixar uns quilos (foi mau!). Por vezes penso que os próximos anos serão assim, ir para fora do país, que é o que gostamos verdadeiramente de fazer, assemelha-se a uma miragem com o pequeno a pregar-nos partidas sempre que fazemos as malas. Nunca pensei em andar preocupada com constipações em pleno Agosto...tudo faz parte, "penso eu de que"!
Mas regressar ao nosso cantinho também é muito bom. Já tinha saudades da minha casa, da minha cama, do meu chuveiro! Para o ano há mais!

2 comentários:

IsabelCunha disse...

Ainda bem que se divertiram!
Beijinhos

Teresa disse...

Que ricas férias "pelos caminhos de Portugal" :)
Ainda bem que correu tudo bem!
e fotos?
Bjss curiosos