quarta-feira, 22 de abril de 2009

Um susto do caraças!

Sempre fui uma mãe de nuncas: "nunca farei isso"; "nunca lhe daria aquilo"; "nunca acontecerá comigo"...acontece que cada vez mais percebo que não sou perfeita e os meus nuncas são cada vez mais falsos.
Ontem "caiu" mais um nunca por terra. Estava eu a mudar a fralda ao Tomás em cima da cama, virei-me por uns segundos para ir ao wc buscar um xarope e pedi que o papá que vigiasse o Tomás. Ainda não tinha contado até 10 e já ouvia um estrondo seguido de um choro aflitivo: o Tomás tinha caído da cama! Fiquei super preocupada, ele chorava muito! Estamos a falar de uma queda de mais de 40 cm! Abracei-o e embalei-o e lá se acalmou. Em seguida fui verificar se não tinha partido nada, se não havia galos ou cortes. Aparentemente estava tudo bem. Mesmo assim ligámos ao Saúde 24, que nos disseram que o vigiasse nas próximas 24h. Se vomitasse ou se encontrasse algum alto que os contactasse novamente. Contudo, não estava bem. Só pensava que poderia ter havido algum traumatismo não vísivel e resolvemos levá-lo às urgências. Como tenho aversão a hospitais públicos passei o caminho a cismar que iria entrar naquele antro de infecções e bactérias com o meu bebé. Pensei nas horas a que sairia de lá e temi pelo meu pequenino, que por aquela hora já deveria estar na sua caminha a dormir uma bela soneca se não tivesse uns pais incompetentes. Correu, porém, melhor do que esperava. O atendimento até foi rápido e a espera curta felizmente. Ao fim de uma hora estávamos outra vez em casa. O médico mal o observou, não houve lugar a raio-x, nem nada. Disse que ele estava bem e que seria o primeiro de muitos tombos. Não gostei nada de ouvir isto e pensei: "O caraças, é que é! Nunca mais me vou distrair" (nem fui eu quem o fez!). Mais um nunca...
Ainda que não lá tenha ido fazer nada (e ainda bem, bom sinal), fiquei pelo menos mais tranquila. Coitadinho, chegou a casa bebeu leitinho e dormiu até de manhã.
Senti-me muito mal. Achei-me a pior das mães...pedi tantas vezes desculpa ao Tomás. Zanguei-me com o papá por não ter estado com mais atenção, ainda que as nossas zangas não durem mais do que 5 minutos. É horrível a sensação de que os nossos filhos estejam a sofrer porque não fizemos bem o nosso papel.
Hoje fiquei em casa com ele, pelo sim pelo não. Agora brinca como se nada fosse e ainda não apareceram quaisquer pisaduras e espero que não apareçam.
Sofre coração! Que me sirva de lição.

6 comentários:

Sofia disse...

Olá!
Infelizmente, são coisas que acontecem, é verdade que ele vai cair mais vezes (espero que não, mas quando começam a andar é um desatino).
Acho que não vale a pena martirizares-te por isso, eu conheço a sensação, mas se vires por esta blogosfera fora quase toda a gente teve um episódio semelhante ao teu e não creio que sejamos piores ou melhores.
Se te serve de consolo a minha mãe deixou-me cair ao chão ainda eu não tinha 3 meses e não é por isso que gostamos menos uma da outra, aliás, ainda nos rimos a bom rir cada vez que ela conta a "história" LOL
Bjinhos e ânimo

carlita disse...

olá conheci agora o teu cantinho e o que te aconteceu é super normal, acho que o que sentis-te já todas sentimos um beijo grande e tudo de bom

susana disse...

olá borbola,
é verdade, por mais cuidado que tenhamos há sempre um segundo que nos passa... o vasco caiu pelo menos duas vezes, o duarte ainda não caiu da cama, mas com ele também já apanhei um susto a valer.
apesar de não ter dentes, adora mordiscar fruta e bolachas, à uns dias dei-lhe um pouco de maçã, quando me apercebi estava engasgado, não conseguia respirar, virei de cabeça para baixo, enfiei-lhe os dedos pela garganta, e graças a deus, passou. enquanto não tiver dentes não lhe dou mais fruta para as mãos. que susto! senti-me a pior mãe do mundo...

Anónimo disse...

Olá mamã, ainda bem que o Tomás está bem, realmente foi um grande susto. Mas sabes, os "nuncas" vão, aos poucos, caindo por terra...não te culpabilizes, sim?
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Veruska disse...

Feliz dia da mãe!!

Beijocas

Mary disse...

Olá!
Também já vivi essa experiência... e nunca mais tornou a acontecer... Aprendi!
Bjs