segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Coisas de mãe...

Antes de mais, desculpem pela falta de notícias...contínuo sem tempo para nada. Não sei como conseguem actualizar os vossos cantinhos tão frequentemente :-)! Se calhar o problema é mesmo meu, tenho um Tomás mãedependente.
O Tomás contínua muito bem, a crescer desalmadamente! Gosta cada vez mais da maminha e agora com 2 meses e meio já ando a tomar o Promil para ver se contínuo a dar sustento a este rapazito. Há dias tive de ir tratar um dente e levei anestesia, logo toca a tirar leite com a bomba para evitar que ele mamasse anestesia também. Tirei 100 ml e achei que seria o suficiente. A experiência até correu bem tendo em conta que foi a primeiríssima vez que o Tomás tomou leitinho sem ser directo da maminha. Contudo, no final da mamada, desatou num berreiro pois ainda tinha fome e não houve outra hipótese senão dar-lhe a maminha. É um comilão! Daqui a 15 dias tem a consulta dos 3 meses e nem sei...já deve estar com 7 kg à vontadinha!
As nossas rotinas são, presentemente, acordar lá para as 7h30 dar maminha, deitar novamente e levantar por volta das 10h30/11h. Depois saímos no carrinho para dar uma voltinha. Até hoje podíamos contar com a companhia do avô, mas hoje já foi trabalhar logo...ficámos em casa, de pijama todo o dia ...foi só hoje que está frio e um dia triste.Depois do passeio, é dar de novo maminha, estamos um bocadinho acordados e acabamos por fazer uma pequena sesta durante a tarde, em que normalmente o Tomás dorme o tempo todo no meu colo. E chega a hora de acordar e...mais maminha. Mais uma pequena sesta e chega o pai a casa. Fica um bocadinho com o Tomás enquanto a mãe faz o jantar ou antes de irmos jantar a casa dos avós. Depois de jantarmos, damos banho ao Tomás, mama e toca a dormir. Adormece sempre ao colinho, mia culpa! Adormece por volta das 10h30 e acorda às 03h da manhã...Vai dando umas noites razoáveis.
Agora anda mais calmo, pois as cólicas resolveram-se com o Infacol.Vão-se umas preocupações e vêm outras. Começo a preocupar-me com as constipações! Ele anda com uma ligeira rafunheira, mas tenho dado soro e a coisa tem estado controlada. O que dão aos vossos? Há alguma coisa natural que possa fazer caso ele fique com tosse? Como sou muito dada a constipações tenho medo que saía a mim. Depois, preocupa-me que tenha frio de noite. Tenho colocado um casaquinho por cima do pijama, mas mesmo assim tem sempre as mãos frias. Qualquer dia dorme de luvas!
Outro medo que me assalta é o regresso ao trabalho. Daqui a sensivelmente um mês e uns dias lá vou eu. O Tomás vai ficar uns dias com o pai e o mês de Dezembro com as avós, só irá para o infantário em Janeiro. Mesmo assim, já não ando bem. Passo o tempo a pensar que em breve deixarei de estar com ele todo o dia e até fico com dores de estômago...Já conheci a educadora dele! Inspirou-me muita confiança, é o que me vale. Vai ser lindo! Acho que lhe vou ligar 10 xs por dia! O meu horário é razoável, tenho algum tempo livre que me vai dar um jeitão para poder tratar da minha vida pessoal, preparar aulas,. corrigir testes, etc, etc. Vai ser um ano difícil, ainda por cima tenho 7º e 8º anos, que são anos que detesto leccionar. E eu que tinha esperança de ter turmas de secundário...estou colocada, o que já não é nada mau. Haja paciência!
Bom, está na hora de dar maminha! Até uma próxima!
Beijocas

8 comentários:

mãe pimpolha disse...

Como sabes eu tb andei muito angustiada e depois correu muito bem.
Nós é que sofremos por antecipação, smos umas mães galinha.
Beijocas!

susana disse...

Olá Borboleta,
é mesmo dificil termos tempo para mais alguma coisa, mas vai-se conseguindo. Por vezes tenho mesmo de deixar o Duarte chorar um pouco quando está com birra de sono, não lhe faz mal nenhum. As noites estão a ficar mais frias, e eles destapam-se sempre, mas desde que o tronco esteja bem quentinho não há problema. Se ficarem com o nariz obstruido o melhor é mesmo colocar vapor no quarto e levantar um pouco a cabeceira do berço.
Poder ficar com o Duarte até aos três anos em casa é mesmo um privilégio. Apesar das enormes saudades que vais sentir, também será bom voltares a trabalhar, algo que também é muito compensador. Por cá, mal voltámos de lisboa começámos mesmo a trabalhar:) o patrão não nos dá descanso.
Abraço grande

Go disse...

Olá
tal como tu, todas as mamãs sofrem por antecipação, mas acredita q ao fim de 15 dias tás perfeitamente adaptada á vida activa/social de mãe trabalhadora... tem q ser! e temos q "cortar o cordão"... dói, o coração fica pequenininho, mas tem mm q ser e não vale a pena passar os dias a contar os q ainda falmtam... aproveita-o...

beijinhos
Go e Tomás

Ângela Vieira disse...

Olá
Que rapagão...o Tomás tem 8Kg aos 6 meses...
Nem me fales em creche...vamos amanhã experimentar pela primeira vez!
Vamos às 15h e fico lá com ele até às 17 ou 18h logo vejo!
Mas prefiro ficar lá para ver como corre...
Mas já chorei...custa tanto!

É normal ainda não teres muito tempo para as bloguices...o que importa é estares com o teu pimpolho:)

Beijinhos grandes e boa semana
Ângela e Tomás

Sofia disse...

Pois....encontrar tempo p/ o blog é complicado, eu aproveito os intervalos no trabalho, mas é cada vez mais difícil :(
O teu menino está um rapagão, parabéns!
Quanto ao regresso ao trabalho, confesso que não me custou muito, às vezes penso que devo ser um bocado desnaturada...
bjocas

Romantica disse...

Por vezes também me custa escrever no bloque por falta de tempo.

Normalmente aproveito as sestas dele para escrever.

Quanto a só dormir ao colo, o meu ao principio também era assim, mas comecei a usar o ovinho para o colocar depois de almoço e abano o ovinho até ele adormecer, nem sempre dorme muito mas smpre é melhor do que eu ficar com os braços doridos de o ter o dia inteiro ao colo.

Beijitos

Mary disse...

Oh, menina... esuqece o tempo depois não vai chegar para tanta coisa... e hoje em dia a escola é cada vez mais exigente de nós. Mas não penses nisso agora... pensa só em aproveitar o tempo que te resta.
BJs

Anónimo disse...

Olá querida mamã, o regresso ao trabalho vai custar um pouquinho, sem dúvida. A mim custou-me imenso mas com o tempo tudo se tornou mais suportável.
O teu filhote está super saudável, isso é que é crescer!
Quanto às constipações, a Joana também teve uma há bem pouco tempo. Quanto a remédios naturais para a tosse, não te sei informar porque a pediatra da Joana receita-lhe sempre um ou outro xarope. Mas o que podes fazer em casa, para as constipações em geral, é fazer aerossóis.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana