segunda-feira, 20 de outubro de 2008

3 meses


Na terça-feira passada fomos à consulta dos 3 meses!

Mais uma vez o Dr. Egas deu-nos uma avaliação óptima do estado de desenvolvimento do nosso pequeno, o que nos deixa sempre mais descansados e muito felizes!

Desta vez o Tomás tirou a roupa e não chorou durante toda a consulta, nem quando o Dr. lhe puxou a pele da pilinha...ah, até nem foi bem assim: no final da consulta o pediatra brincou com ele e apertou-lhe o nariz...não gostou e reclamou!

Na consulta ficámos a perceber que a salivação excessiva e as bolinhas que faz com elas são a primeira forma de linguagem. Ele anda um palrador, fala, fala, fala... é muito giro. Falámos sobre a dentição, a introdução dos sólidos que no Tomás será aos cinco meses, sobre a obstipação, constipações e outros. E com isto, mais uma catrafada de produtos a adquirir: um prebiótico para pôr o intestino a funcionar melhor (funcionou bem logo no 1º dia), um aspirador nasal (muito estranho...), uma dedina para massajar as gengivas, mais uma dose da Rotateq e para além disso precisámos comprar produtos para o banho, creme para o rabiote, uma chucha nova, soro fisiológico, resumindo, hoje quando vi a minha conta ia tendo um colapso! Falo muito sobre os encargos que um bebé acarreta e até podem pensar que sou forreta, mas quero apenas transmitir a minha estupefacção perante os números. Felizmente, ainda posso comprar estas coisinhas para o meu filho, mas não deixo de pensar que há muitas mães cujos rendimentos não permitem fazer o mesmo pelos filhos delas e isso deixa-me revoltada com o estado da nação. Acho que os pais deviam de ser mais amparados como acontece em outros países. Não é concebível que tenhamos de pagar um ordenado pelas creches e às vezes andamos meses a pagar sem que eles lá estejam só para assegurar a vaga como me acontece. Todas as crianças deviam de ter direito a cuidados de qualidade a todos os níveis, pois pagamos para isso com os nossos impostos. Mas hoje em dia se queremos qualidade temos de pagar a dobrar, porque pagamos com os nossos descontos e depois temos de adquiri seguros de saúde, pagar as escolas do nosso bolso para termos acesso a essa mesma qualidade. É lamentável!

Mas vamos a dados felizes! Aos 3 meses o nosso petiz:


- Pesa 6750 kg. (percentil 75);

- Mede 65 cm. (percentil 95);

- Palra, palra, palra...

- Descobriu a mão e passa a vida a pô-la na boca;

- Já liga a brinquedos;

- Adora olhar para a televisão( nem sei se isso é bom...);

- Gosta muito do contorno de berço...

- Já se ri para o pai, avós e padrinho;

- Continua a mamar como se não houvesse amanhã;

- Adora banho;

- Detesta pôr soro...

- Gosta de bater uma sonequinha na caminha dos papás;

- Adora passear;

- É muito curioso;

- Prefere sempre o colinho da mãe;

- Está cada vez mais bonito...e eu sou uma babada!


Mais novidades: chegaram os convites do baptizado e ficaram muito giros! A mãe ficou contente! Na sexta-feira comemoramos os 3 meses, como sempre, com um jantar especial em família. O Tomás teve direito a um presente muito bonito dos avós! Só não teve direito a bolo desta vez, a mãe não teve tempo para fazer nem para comprar! Fica para a próxima. Nestas alturas percebemos que temos muita sorte, porque o nosso filho vai ter sempre muito amor em torno dele e não há nada mais importante.

Ah, quero agradecer o post tão simpático que a mariejo nos deixou. A tua estrelinha vai chegar e logo, logo temos mais uma mamã na blogosfera!

Boa semana e muitas beijocas

15 comentários:

Anónimo disse...

Olá querida mamã, mas que boa consulta, o Tomás está um espectáculo, parabéns!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Ângela Vieira disse...

Olá!
Que bom que o teu pequeno (onde?) está bem e se recomenda :)

Pois é linda, está tudo pela hora da morte...
O Tomás começou a creche tive de comprar chucha, creme rabo, creme cara,babetes, chapéu e saquinho (vendido pela escolinha)...e gastei uns €€ só para começar a creche :(

Felizmente as vacinas agora acalmaram, falta 1 dose da Prevenar e não é para já...
Sim, custa pensar que há mamãs que não o podem fazer...

Beijinhos grandes e boa semana!
Ângela e Tomás

Maria disse...

Como não podia deixar de ser..o Tomás continua um espectaculo:))) Nós estamos ansiosos com a próxima consulta...é ja dia 30:))))

Bjs*******************

susana disse...

Olá borboleta,
o Tomás está gigante! Ficamos contentes por estar tudo bem convosco. O Duarte ainda não nos tem dado grandes despesas, a não ser na roupa, tudo deixa de servir rápidamente. Cada vez mais estamos convencidos que viver no campo é muito bom, não há filas de espera e as escolas são muito boas e apenas pagamos o almoço dos miúdos, têm transporte para a escola, aulas de ginástica, música, inglês...
Não falta mesmo nada, a não ser cultura, um cinema, teatro, umas exposições, só mesmo quando vamos a Lisboa.
Bjos e vão dando noticias

mãe pimpolha disse...

Bem, mas o Tomás está enorme.
Tem mais peso que o meu aos 6 meses.
Parabéns pelos 3 mesinhos.
Beijocas!

Silvia disse...

Ainda bem que o Tomás está bem.
Quanto às despesas tens razão devia haver mais apoios.
Bjokas.

Sofia disse...

parabéns pelos 3 mesitos, tens aí um grande rapagão ;)
Bjocas

Mary disse...

Que bom, está tudo bem com o piqueno.
Concordo contigo, é necessária uma pequena fortuna para dar tudo o que é necessário a estes bebés.
BJs

Go disse...

Olá
Realmente o teu Tomás tá enoooooorme... e já temos outra coisa em comum: o pediatra!!!

Bjs

Go disse...

Esqueci-me de te dizer
Jovifoto contacto 939443475- Joaquim.
Bjs
Desculpa a demora

Mizé disse...

Ola!
Em primeiro parabéns ao Tomás! Que a sua vida seja longa, longa e feliz!
Depois de um fim de semana em Paris perto da minha Mae, fiquei comovida ao voltar ao blog e ver o meu nome que apareceu nas tuas mensagens e com o que disseste, acredito que sou uma sortuda.
Beijinhos,
Marie-Jo (ou Mizé) :)

Veruska disse...

Estou a ficar tão ansiosa.. lendo estas coisinhas lindas do Tomás.. tb queroooo :P

Bjs grandes amiga

Paula Sofia Luz disse...

Olá Borboleta. Venho cá ler-te às vezes, já nem sei como cá cheguei...a verdade é que tenho uma Maria Leonor com 4 meses que também sobre de obstipação, o que às vezes lhe provoca cólicas infernais. Por curiosidade, como é que se chama o probiótico que resultou com o Tomás?
o meu blog é privado, mas se quiseres ler manda-me mail para paulaluz13@hotmail.com
bj e tudo de bom para o Tomás.

Ângela Vieira disse...

Olá!
ESpero que esteja tudo bem!

Beijinhos grandes e continuação de um optimo fim-de-semana.
Ângela e Tomás

Liliana disse...

É com imenso prazer que o 'Family Space' te convida a visitar um novo blog...
Poderás pertencer a esta nova comunidade blogueira onde ficarás com acesso às informações que aqui iremos disponiblizar, duvidas/respostas entre muitas outras coisas...
Para além do mais teremos muito gosto que participes activamente neste blog com todo o tipo de interesses para toda a nossa comunidade e alguma questao que te preocupe...
Temos tambem um email e um hi5 ( a consultar no blog), e têm também o nosso contacto, que é para lá que podera mandar todas as sugestões, criticas e opiniões para que este blog seja algo que ajude todos/as aquelas que decidam criar uma grande familia...


Esperando que sejas uma presença activa no nosso espaço e a tua divulgação
Family Space

http://family--space.blogspot.com/

26 de Outubro de 2008 18:16