sábado, 2 de agosto de 2008

O nosso parto e os primeiros sustos

Olá a todos os que nos visitam!
Finalmente arranjei um tempinho para vir ao meu cantinho. Isto de ser mamã e tomar conta de um bebé não é pêra doce e tem muito que se lhe diga.
Mas vamos ao início: o parto. Correu tudo bem, mas não foi nem de perto nem de longe aquilo que havia imaginado. No dia 17 de Julho entrava na Ordem da Lapa no Porto (recomendo, sem dúvida alguma!) para pôr o meu tesourinho no mundo. Quando lá cheguei estava muito tranquila, tinha dormido bem de noite e apesar de saber que daí a 2 horas teria o meu Tomás nos braços estava muito relaxada. Fizemos o "check-in" e fomos encaminhados para o nosso quarto. Um verdadeiro hotel, é o que vos digo. Tivemos no quarto onde dias antes havia sido realizado o primeiro parto na água numa maternidade em Portugal, achei engraçado ter-nos calhado logo esse! A parteira chegou e começou a preparar-me para o bloco. Conversamos muito, ela é realmente um doce. O tempo passou rápido e eis que toca o telefone do quarto para descermos para o bloco. Quando o telefone tocou senti um friozinho na barriga e sem me sentir nervosa não percebi porque estava toda a tremer. Chegada ao bloco comecei a ter a percepção de que havia chegado mesmo o momento. Foi tão estranho, as luzes, aquelas pessoas todas de volta de mim, enfim, parecia que estava num filme. Chega a minha GO super bem disposta e a equipa médica. O anestesista, um amor de médico, começa a preparar-me para epidural, que não custou mesmo nada a tomar. Depois, entra o meu marido todo equipado a rigor e deu-se início à cesariana. O meu lado esquerdo estava adormecido, mas ainda sentia o lado direito. Após algumas tentativas, pareceu-me que já não sentia dor. Começam a cortar e comecei a sentir dor novamente. Só dizia: "Dr., está-me a doer!" (mais tarde vim a saber que naquele momento a minha barriga já estava toda aberta!). A equipa médica parou de imediato a minha GO disse que eu estava a precisar de um leitinho. O leitinho de que ela falava era a morfina. Sei que depois de a levar só tive tempo de dizer: "Dr., está a dar-me anestesia geral?" e...apaguei. Minutos mais tarde acordei e já o meu Tomás berrava!!! O pai, quando eu apaguei ficou aflito e precisou de sair dali. Pensou que eu não estava bem, tadinho! Apesar de não ter ouvido o primeiro choro do meu pequeno acho que foi melhor assim, não passei pela ansiedade de estar com o stress desse momento. A minha GO disse-me que mal saiu berrou logo e que tinha ali um rapagão. Depois de acordar ainda disse: "Não acredito que adormeci!", mas não tive tempo de dizer mais nada pois trouxeram-me logo o meu Tomás, que mal me viu acalmou do choro. O meu marido disse-me que as minhas batidas cardíacas dispararam no visor quando vi o meu princípe. Lembro-me, apesar da droga, da sensação mágica que me invadiu. Seja que tipo de parto for, aquele momento em que nos olhamos pela primeira vez é indiscítivel e imcomparável a qualquer outra sensação. Depois, colocaram-no ao meu lado todo embrulhadinho, deixou logo de chorar e abriu os olhinhos para me ver. Foi tão lindo! E assim, subimos para o quarto e nunca mais nos separamos até virmos para casa!
O dia a seguir foi pior, pois ao fazer o levante perdi os sentidos momentaneamente e não fosse o marido estar ali tinha caído no meio do chão. Acabei por recuperar bem e ao fim de 3 dias estava a fazer a minha vida quase normalmente. Neste momento estou muito bem, já perdi todos os quilos que ganhei durante a gravidez e quase não tenho qualquer barriga. A minha cicatriz é praticamente invisível, é mesmo uma linhinha.
Quanto ao meu Tomás, é um menino muito lindo e fofinho. Na primeira semana engordou quase 400 gr e cresceu 1,5 cm. É um rapagão, mas muito traquina! Com 12 dias fomos duas vezes no mesmo dia ao médico. Primeiro, pareceu-nos não estar a respirar bem. Fomos ao pediatra dele, um médico excelente, jovem e muito atencioso, que nos disse que ele estava óptimo e que o ritmo respiratório acelerado que de vez em quando ouvíamos era naturalíssimo. Nessa noite, acordámos às 3h da manhã com o Tomás a fazer uns ruídos e quando nos aproximamos dele estava cheio de espuma na boca e roxo. Os meus sogros estavam cá me casa, deitamo-lo de cabeça para baixo e batemos nas costinhas dele, mas ele não estava a reagir. Chamámos o 112 e quando chegaram ele já estava melhor. Mesmo assim, fomos às urgências pediátricas. Tudo indica que tenha tido um refluxo gástrico. O pediatra diz que é uma situação comum e que na consulta de 1 mês vamos fazer uma eco para ver se está tudo ok. Em princípio, ter-se-á tratado de um episódio isolado, mas não ganhamos para o susto. Nos 2 dias que se seguiram passei o tempo todo a chorar, fiquei mesmo traumatizada. Deus me livre de voltar a passar pelo mesmo! Coração de pai e mãe sofre. Agora o maior problema têm sido as cólicas. Já anda a tomar o Colimil, mas parece não estar a resultar. O pediatra mandou-nos experimentar o infacol. Nem sei onde vou arranjar este medicamento, não tem autorização de venda em Portugal, apesar de existirem farmácias que o têm. Vamos ver no que isto dá! Fica pior de noite e, por vezes, ficámos desesperados quando o vemos a chorar de dores e contorcer-se todo. Há-de melhorar, se Deus quiser.
E pronto, são as nossas notícias.
Obrigada pelas vossas mensagens tão carinhosas.
E vou-me, o princípe acordou e quer a maminha, que felizmente brota leitinho com fartura!
Beijocas e bom fim-de-semana

16 comentários:

Silvia disse...

Ainda bem que correu tudo bem!
A Maria felizmente não teve problemas de cólicas. Mas ainda grávida informei me aonde poderia encontrar infacol e na altura soube que no Norte era na Farmácia Portela em Gaia.
Bjokas pra voces.

mãe pimpolha disse...

Que bom que correu tudo bem. Sabes, o que levaste não é morfina, isso é só para as dores.
Levaste propofol, que é branco como o leite e isso é que é anestesia geral.
Só disse isto por curiosidade, para saberes o que levaste.
Beijocas.

Sofia disse...

Olá! O parto é sempre um momento muito emocionante e acredito que uma cesariana ainda tenha mais carga emocional, porque sabes que será no momento X...
Quanto ao Infacol, creio que o mais barato é comprares via net. Fazes uma pesquisa no google e creio que o site se chama express chemist. Fazem entregas em Portugal, eu mandei vir logo 3 embalagens num Domingo à noite e chegaram ou na 3ª ou na 4ª de manhã (entregam em casa). Se não tiveres cartão de crédito há agora um serviço MB Net, que acho que dá para todos os cartões MB. É mais seguro para fazer pagamentos pela Net, não vou aqui explicar como funciona, mas novamente podes fazer uma pesquisa no Google ou perguntares ao teu banco: MB Net. É um sistema inovador, creio que a ideia foi dos Tugas :))
Bem espero ter ajudado. Qualquer coisa sofia.tunes@gmail.com, está à vontade.
O Miguel sofreu HORRORES com cólicas, dá com uma pessoa em doida, mas entre os 2 meses e meio e os 3 vai passando. Hoje, com 3 meses e duas semanas não tem cólicas nenhumas, nem parece o mesmo bebé! Muita paciência e um dia de cada vez.
Bjinhos

Go disse...

Olá
O meu Tomás tb passou mtas cólicas e o Colimil q tb tomou não me parecia resultar. Realmente esse qua falas foi retirado e só há numa farmácia de Gaia, mas tenho uma amiga q está a dar o "BIOGAIA" e parece-me estar a resultar no menino dela. Fala com o pediatra e pergunta se recomenda...
Sou leitora de teu blog de há uns tempos para cá e como o meu filhote tem o mm nome que o teu... ;)
Bjs
Go

Ângela Vieira disse...

Olá linda!
Bem que susto devem ter apanhado...nem quero imaginar passar por algo assim...sou tão pessimista e stressada que não sei como iria reagir...só chorava de certo!
Mas ainda bem que está tudo mais calmo, espero que não seja mesmo nada e que se tenha tratado de um caso isolado!

Sim, estes pequenotes tiram-nos muito tempo...mas depois de entrares na rotina acabas por ter tempo para as tuas coisinhas.

O teu parto foi calmo e sem grandes stresses...a anestesia geral não estava programada mas foi um mal menor de certeza.

Beijinhos muuuito babados!
Tens um grande rapagão sem dúvida :)

Ângela e Tomás

Mamã Pirata disse...

OLá!
A julgar pela foto o Tomás é lindo:))PARABENS.
Realmente o parto ás vxs pode n ser como idealizamos mas vcs estao bem tanto melhor.
Quanto ao susto façam o despiste atrevês da eco e ficam + calmos.
Bjs e felicidades.

andreia disse...

Olá mama , antes de mais queria te dar os parabens pela fufura de bébé que tens ...e ainda bem que correu tudo bem com voces na hora mais emocionante que uma mulher pode ter...
Tudo de bom para voces e vem dando noticias

Beijinhos para a mama e princepesinho

Ângela Vieira disse...

Olá mamã!
Espero que esteja tudo bem convosco...

Beijinhos babados e continuação de boa semana.
Ângela e Tomás

Célia Sousa disse...

Olá Mamã!
Ainda bem que não passou de um susto! Com os pequeninos estamos sempre de coração nas mãos!
Quanto ás cólicas sei bem o que isso é!
Colimil, infacol... nada resulta... tenta ajudá-lo com as massagens próprias para as cólicas. É muito importante que vocês Papás mantenham a calma porque eles sentem o nosso nervosismo e ansiedade e isso só piora o choro. Ás vezes o cansaço e o desespero de os ver sofrer é tanto que é difícil manter a calma... Tive uma noite em que o Rafa chorou das 21h até ás 8h da manhã do dia seguinte! Só acalmou um pouco por volta da 1h da madrugada porque saimos para dar uma volta de carro! Ele aí adormeceu e descansou cerca de 1h e meia mas depois voltou ao mesmo! Cólicas de bebés são horríveis! Paciência e muita calma é o que vos aconselho! Pensem que não é uma doença e que mais tarde ou mais cedo vai passar!
Podes encomendar o Infacol na Internet se quiseres experimentar!

Para Mamãs que amamentam ajuda muito ás cólicas do bebé a Mamã beber durante o dia chá de funcho!
Cerca de 1 litro/dia.
Beijinhos e tudo de bom!

Sónia e MI disse...

Que bom que correu tudo bem. Apesar de também não ter ouvido o primeiro choro da Mi porque levei anestesia geral, o momento em que vimos os nossos filhos pela primeira vez, é indescritivel e para sempre será recordado!

beijinhos e muitas felicidades!

Célia Sousa disse...

Olá Mamã! Quando é com os nossos pequeninos tudo parece bem pior do que é realmente, mas não passou de um susto e ele está bem!
Quanto ás cólicas, infelizmente para o meu bebé sei bem o que isso é! Ele agora tem 8 meses e ainda há alguns vestigios de cólicas mas coisa pouca, mas ayé aos 5 meses posso-te dizer que passamos horrores! Nem colimil, infacol, aero-om, nada resulta! O principal é mentalizarmo-nos que não é uma doença e que mais tarde ou mais cedo vai passar, mas que até lá temos de tentar ajudar a atenuar as cólicas, porque eles realmente sofrem horrores! A cima de tudo, e sei que por vezes é muito dificil devido ao cansaço, tens de evitar que ele sinta o vosso stress e ansiedade de o ver assim! Eles sentem tudo e isso piora a situação! Faz-lhe as massagenzinhas para cólicas que ajuda bastante! Muito colinho e miminhos! Se estás a amamentar experimenta beber por dia cerca de 1l a 1l e meio de chá de funcho! Limpa-te a ti e através do teu leite limpa-o a ele! E cuidado com a tua alimentação! Eu deixei de comer tudo o que era legumes verdes, leite e derivados, de fruta só comia pêra e maçã! Isto depois de fazer uma relação entre o que comia eos piores dias de cólicas! E assim consegui atenuar bastante as cólicas! Eu amamentei até aos 5 meses em exclusivo! Foi muito tempo e se a minha alimentação fugisse um bocadinho daquilo que era habitual tinha de certeza uma noite de cólicas terríveis! Mas cada bebé é um caso e pode ser que algum medicamento o ajude. Não perdes por experimentar. O infacol pode ser encomendado facilmente pela Net.

Beijinhos
Fiquem bem

Rute Santos disse...

Por motivos de segurança e agora que somos papás, e pensamos doutra forma, vamos privatizar o nosso blog para proteção do nosso pequenito. Manda um mail para Rutemsantos@hotmail.com para adicionar-te.

Mil Beijinhos do Diogo e papás :)

kat disse...

Oi, mais uma vez parabéns pela chegada do teu principe!!! Gostei muito do relato do teu parto, cada um é sempre especial!!!

Anónimo disse...

Olá querida mamã, como é que tu estás e o Tomás?Óptimos, espero!
De facto, passaram por um bom susto, imagino a vossa aflição...eu também fiz cesariana mas, graças a Deus, não senti nada. Quando dizes que perdeste os sentidos no dia a seguir foi porque tiveste alguma tontura forte?Poderia ter sido dos efeitos da anestesia...bom, mas já passou e tu tens um filhote liiiindo!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Ângela Vieira disse...

Olá mamã linda!

Espero que o Tomás e a sua querida família estejam bem...

Beijinhos babados e votos de um excelente fim-de-semana para vocês.

Ângela e Tomás

mãe pimpolha disse...

Ainda bem que está tudo bem e daqui para a frente vai começar a ser muito mais divertido com todo o desenvolvimento dele.