sexta-feira, 23 de abril de 2010

Em 4 dias...

...fomos 4 vezes ao pediatra. E não tivemos um diagnóstico definitivo! Dá para acreditar?
Depois da 2ª ida ao pediatra à CUF, como relatei no post anterior, tivemos mais um brinde. Na 4ª-feira reparei que tinha uma bolhinha no pescoço e outra no braço. No início, confesso que nem atribui grande importância, porém ao final da tarde, quando aguardava que o meu irmão chegasse para ficar com ele para eu poder ir a uma reunião, deu-me para procurar imagens e sintomas de varicela. Isto porque a educadora me tinha dito que havia um surto de varicela no infantário, porém não me preocupei uma vez que ele fez a vacina aos 14 meses. Lá encontrei algumas imagens, achei que eram parecidas com as que ele tinha. Todavia, não sei como dou com texto médico que menciona que dar Brufen a meninos com varicela pode ser extremamente perigoso, pois pode provocar Síndrome de Reye. Bem, o Tomás estava a tomar Brufen. Entrei em pânico. As minhas pernas chegaram a falhar. Ligo para o pediatra: telefone desligado. Mandei-lhe mail. Passado meia hora não tinha resposta. Já não estava bem, tinha de o levar ao médico. Toca a preparar-nos e rumar novamente à CUF. A médica do dia anterior, a Dra. Marta Rola (que até gosto, por sinal), não se encontrava, mas estavam 2 médicas muito experientes que o observaram. Tranquilizaram-me logo pela questão do Brufen e ainda me deram um raspanço por ter ido à net. Depois, não conseguiram dar com toda a certeza que ele estaria com varicela, pois as pintas não eram suficientes para que o pudessem afirmar. Porém, a 2ª médica (a outra teve de sair) disse-me que se fosse varicela, no dia seguinte teria mais pintas. Assim, deveria colocar Betadine nas bolhas, não ir à escola e dar anti-histaminico de 12h em 12h. Suspenderam o Brufen.
Lá viemos nós para casa, um pouco mais tranquilos, mas preocupados por não termos uma resposta definitiva. Ainda que estivesse de rastos fui trabalhar. Quando cheguei a casa, mandei um mail ao pediatra e expliquei tudo o que se havia passado. Disse logo para não pôr Betadine nas bolhas "isso era dantes". O pediatra levantou-me uma nova possibilidade: prurigo estrófulo, ou seja, uma reacção alérgica provocada pela picada de um insecto (qualquer dia sou doutorada honoris causa em pediatria). Ainda ficámos mais inquietos. Pediu-me que o informasse do estado dele no dia seguinte.
Ontem, quando acordou, tinha mais 3 pintas. Varicela, pensei eu. Mandei novo mail ao pediatra. Achou que era melhor ser reavaliado. Porém, ele só cá estaria na próxima 2ª, teríamos de ir a outro pediatra. E, após as minhas aulas da noite, cheguei a casa e rumámos ao Boa Nova. Quem nos atendeu foi a médica que o tinha visto na 2ª. Depois de lhe contarmos o filme todo, observou-o e disse-nos que tudo apontava para varicela, mas que não nos podia dar 100% de certeza. Como ele fez a vacina, o vírus não se manifesta com a intensidade normal, os sintomas são muito ligeiros. Resumindo, saímos de lá na mesma.
Hoje ele está bem, as bolhinhas estão com bom aspecto e não aumentaram. Vai ficar em casa uns dias. Vou tentar não faltar. A minha mãe voltou a meter férias e o meu irmão, nas tardes livres da faculdade, fica com ele. Valha-nos a família e amor que têm por ele, que vem sempre à frente de tudo o resto.
Estamos cansados, desgastados. O importante é que ele esteja bem.
Os filhos são um oceano de preocupações...mas são o motor da nossa vida.
Recupera filhote lindo, sim?

5 comentários:

Teresa disse...

Coitadinho.... espero que melhore rapidamente para acalmar o coração dos pais... mto mimo e colo e beijinhos. Diz que estes remédios fazem milagres! :)

Mary disse...

Espero que melhor rapidamente... o pior é mesmo a incerteza de quando não se sabe o que é...
BJs

Sofia disse...

Provavelmente é mesmo varicela, mas como levou a vacina...
As melhoras!
Bjinhos

Sónia e MI disse...

:((
As melhoras rápidas!
A incerteza é a pior preocupação.

Beijinhos!

IsabelCunha disse...

As melhoras rápidas... tanta preocupação!
Beijinhos doces