quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Depois do Natal

No domingo regressámos a casa. Antes de sairmos verifiquei que a febre se mantinha. Dei-lhe Nurofen para que pudesse fazer melhor a viagem. Fui-lhe colocando uma fralda embebida em água para que a febre não subisse. Dormiu toda a viagem, o meu pobre filho. Quando chegámos a casa a temperatura tinha estabilizado.
Chegar a casa é muito bom. Quando estou ausente gosto sempre de voltar ao conforto do meu belo cantinho. O lado mau é desfazer as malas: 500 kg de roupa para lavar, sacalhada por todo o lado, brinquedos e mais sacos, sacos e sacos. Foi "aterrar" e começar a fazer máquinas! O Tomás estava bem disposto, jantou bem e brincou muito.
Os avós, como não tinham passado o Natal com ele, não resistiram em fazer-lhe uma visita. Mais uma vez, pulou e brincou, tanto que a minha avó até me dizia que nem parecia que estava doentinho. Eram, porém, 00h30 e ele começou a ficar vermelho como um tomate, com arrepios, muito estranho. Temperatura: 39,3. Já não descansámos e em 5 minutos estávamos a sair de casa para o Hospital Privado da Boa Nova, que tem urgências 24h. Chegados lá, continuava a arder em febre.Não demorou muito até sermos atendidos. Novo raio-x revelou que a pneumonia havia se espalhado por ambos os pulmões. Resultado: não estava a reagir ao antibiótico. Até achámos estranho, pois é somente a 2ª vez que está a tomar antibiótico desde que nasceu. A médica manteve o antibiótico por mais uns dias e simultaneamente receitou-lhe um novo antibiótico e o Tamiflu, para além de nos informar que queria recolher secreções para a análise do H5N1. Achámos estranho aquele diagnóstico: ele não tinha os sintomas típicos da Gripe A. 4 dias depois ainda aguardamos pelo resultado da análise. A médica informou-nos que o queria ver daí a 2 dias para uma reavaliação (e isto deu um filme que mais tarde contarei).
No dia seguinte já estava bem melhor. A febre descera, já não era o mesmo. Quando na 3ª-feira fomos novamente à consulta, a auscultação revelou essas melhorias. Uff!! Nunca chegou a tomar o Tamiflu, pois contactámos o pediatra dele que nos disse para não darmos. Ainda bem que não demos, os efeitos secundários daquilo são devastadores. Coitadinho do meu pequeno, já está a tomar uma porrada de medicamentos, só mias faltava dar o Tamiflu.
Hoje ainda tem expectoração, mas acredito que esteja a recuperar. Esperamos nós, já chega de vê-lo sofrer.
E com isto escrevo o último post de 2009.
Este ano ficará certamente na lista dos piores anos da minha vida. Tudo me aconteceu e só tenho amarguras para carpir face a este ano! Como tal, conto os minutos para a meia-noite de hoje.
Espero que o novo ano traga saúde, emprego e amor para a minha família e para todos em geral. São estes os ingredientes necessários para tocarmos a vida para a frente. Já sabemos que a existência é feita de altos e baixos, mas já chega de baixos, venham os altos!!!
Um bom 2010 para todos os que nos acompanham!!!
E agora vou preparar a ceia que a festa hoje será cá em casa.

5 comentários:

mãe pimpolha disse...

Gripe A tem o meu e nem pensar em dar-lhe essa bomba. Espero que já esteja melhor.
Um feliz ano para vocês também.
Beijocas fofas

Sofia disse...

Oh pá, que chatice. Mas ainda bem que ele está melhor.
O meu está a estrear a primeira bronquiolite, por isso, sinto minha a tua aflição.
Bjinhos

Eli disse...

Bom ano novo... beijos

IsabelCunha disse...

Espero mesmo que este novo ano vos traga mais sossego em relação à saúde do Tomás e a tudo o resto! Feliz 2010!

Teresa disse...

Bolas... coitadinho do teu pequenino... espero que já tenha recuperado totalmente e que este ano só vos traga coisas mesmo, mesmo boas! :)
Bjsss ensonados