sábado, 28 de junho de 2008

Um sonho...e um pesadelo!


O final de uma gravidez é repleto de coisas inesperadas, algumas boas e outras más!

Comecemos pela parte boa: sonhei que o Tomás já tinha um mesinhos e estava a tentar levantar-se na grade da caminha dele. Era loirinho de olhos azuis celeste, muito lindo. Ao ver que tentava levantar-se, aproximei-me dele e ele disse: "Mãe!". Abracei-o e chorei de emoção, repetindo sistematicamente :"Disseste mãe!". Acordei com o meu coração a mil, como se tivesse mesmo vivido aquelas emoções na realidade! Gostei muito! Destes sonhos não me importo de ter! Até agora, só tinha tido pesadelos horrorosos! Imagino que no dia que ele disser mãe pela primeira vez vá sentir uma emoção muito forte!

Vamos à parte má: dei um trambolhão! Escorreguei na lavandaria e bati com o rabo no chão. Estava sozinha em casa e fiquei muito assustada. Tinha medo de ter afectado o bebé. Lá me levantei e fui à casa de banho ver se estava tudo bem. Apesar de ter o rabo dorido, acho que está tudo ok, pelo menos não tenho dores! Ainda pensei em ir ao hospital, mas como me pareceu que não foi nada demais acabei por não ir. Entretanto o meu marido chegou e estive a descansar na sua companhia! O Tomás continua a mexer-se normalmente, o que me deixa mais tranquila! Só a mim, cair grávida de 8 meses e tal! Já não me lembro da última vez que caí...que azar!

Espero não acordar amanhã toda negra!

Beijinhos a todas

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Parabéns!


Hoje o princípe mais velho da família faz 6 anos!

Parabéns SIMÃO, estás a ficar velhote! Já te começaram a cair os dentinhos e tudo! Como o tempo passa rápido...

35 Semanas

Feto: tem cerca de 45cm de altura e pesa em torno de 2.500 a 2.600g. A gordura já preencheu quase todas as suas ruguinhas e agora ele adquire uma forma mais arredondada.
Gestante: cante bastante para ele nesta fase e perceba após o nascimento que, enquanto canta a mesma canção do período de gestação, ele vai demonstrando reconhecimento. Os maiores desconfortos agora são nos quadris e na região pélvica. O bom mesmo seria se fizesse bastante repouso e massagens de vez em quando. Sua circulação sanguínea está meio lenta, por isso, eleve suas pernas e pés quando sentir dormência. Talvez sinta muita ansiedade também, por isso, converse com seu parceiro sobre o assunto e peça a ele que não entre no mesmo clima.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Consulta e CTG

Hoje fomos novamente à consulta!
Fizemos o CTG pela primeira vez. Fiquei um pouco decepcionada, pensei que fosse um exame mais apaixonante pelo facto de ouvirmos o bater do coração do nosso bebé. O aparelho fazia um ruído esquisito, de vez em quando parecia o barulho da trovoada. Comecei a ficar nervosa, pois pensava que poderia estar alguma coisa de errado. Não fiz o exame de lado, mas de barriga para cima, uma vez que o Tomás se sentia melhor naquela posição, que não foi a mais confortável para mim. E depois, a sala estava tão quente que parecia que ia desfazer-me em água. O meu marido não achou que assim fosse, o mais provável é que tenha sido mesmo de mim. Detesto o calor e saí de lá a rebentar de corada. Mas o resultado é que interessa e felizmente está tudo óptimo connosco. Nada de contracções e um coração a bater certinho, é o que se quer. Ainda recebi um elogio da assistente, que me disse que tinha uma barriga muito bonita. Já começo a ficar convencida :-)!
Mais tarde, passámos à consulta propriamente dita. As tensões melhoraram e estão boas. Quanto ao peso... passaram 2 semanas e + 1,5 kg. Já lá vão 11 kg, a contar com o peso que perdi no início da gravidez. Se contasse o meu peso à data da 1ª consulta só seriam 8 kg. Prefiro, contudo, pensar que já vai em 11, é da maneira que os perco quando o Tomás nascer! Muito deste peso deve-se à retenção de líquidos, até porque a única roupa de grávida que tenho é um par de calças de ganga, logo acho que o meu corpo não mudou assim tanto. Seja como for, conto em recuperar, porque alargamos sempre um bocadinho! Se amamentar será fácil, tendo em conta a quantidade de alimentos que temos de eliminar.
A médica não fez eco pela primeira vez e também não fez o toque. Disse-me que quanto menos mexesse melhor. Fiquei triste por não ter visto o meu princípe. Recomendou-me muito repouso e nada de esforços, nada a que já não estejamos habituados.
Daqui a uma semana voltaremos a ter consulta e um novo CTG, depois a médica vai uma semana de férias e quando voltar, passado uma semaninha o Tomás estará cá fora, se deus quiser!
No final da consulta fomos comprar a última coisa que faltava para o Tomás: o conjunto escova e pente. Comprámos o da Bebéconfort em verde alface. O meu pucunino vai ser um vaidoso, como já vem com cabelinho queremos que fique bem catita para receber as visitas!
Agora vou ver se durmo, esta noite dormi tão pouco e tão mal que enquanto fazia o CTG estava com uma moleza, que se não fossem os nervos adormecia!
Beijinhos

terça-feira, 24 de junho de 2008

Hoje é dia de S. João!


E o pai está connosco em casa, que bom!
Foi uma noite de S. João muito bem passada, apesar de só termos ido jantar a casa dos meus pais, que vivem no fundo da minha rua! Longe vão os tempos em que saía de casa às 8h da noite e só chegava às 10h do dia seguinte, depois de uma noitada de longas caminhadas e marteladas pela marginal da Ribeira até à Foz. Nos últimos anos, temos passado a noite em casa dos pais com uma bela jantarada! Ontem não se fugiu à tradição: sardinha assada na brasa, salada mista com pimento assado, broa de milho, caldo verde e vinho branco a acompanhar (menos para mim, claro!). Posso dizer-vos que nunca como sardinhas na noite de S. João! Lá em casa fazem-me sempre carne grelhada na brasa, simplesmente porque não gosto de sardinhas! Ontem, passei-me e comi uma sardinha pela primeira vez em seguramente 20 anos! E sabem que mais? Gostei muito! A gravidez deve mesmo dar-nos a volta à cabeça, só pode!
Outra boa notícia: dormi a noite toda! Foi tão bom!
Um bom dia de S. João a todos os que comemoram este dia!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Nós às 34 semanas e 4 dias!


Qualquer dia rebento! Será que algum dia a minha barriga voltará a ir ao sítio?

Contagem decrescente

Cada vez me sinto mais gravidérrima!!! As noites continuam a ser muito mal passadas, já não sei o que fazer. Mesmo quando durmo umas belas 6 horas, como esta noite, passo o tempo todo a sonhar e acordo mais cansada do que quando me deitei. Enfim, há que aguentar...
A menos de 4 semanas do fim desta jornada, começo a sentir alguma ansiedade. Estou morta que o tempo passe, pois não vejo a hora de conhecer o meu tesourinho. Ontem falava com o meu marido sobre o que vai mudar nas nossas vidas... eu dizia-lhe que íamos passar muito menos tempo ao computador e ele dizia-me que nunca mais íamos dormir até à uma da tarde. É certo que tudo vai mudar, mas vai ser uma mudança muito boa. Pretendo substituir as tardes de sorna dos fins de semana por belos passeios nos vários parques que temos nas redondezas! Vai se tão bom passear o meu pimpolho, ai mal vejo a hora disso acontecer! Este mês final vai custar mesmo muito a passar. Já está tão bom tempo e eu tenho de estar fechada em casa. Espero recuperar rápido da cesariana para começar a sair de casa e desta feita acompanhada por dois belos rapazotes!
Como não posso andar a passear, ontem passei grande parte da tarde na Internet...acabei por encomendar um saco para dormir para o Tomás e mais um soutien de amamentação para mim. Quanto ao saco, as opiniões dividem-se,mas, mais uma vez, consultei a Associação Americana de Pediatria que recomenda vivamente o uso de sacos para dormir até aos 12 meses, pois reduz drasticamente o risco de asfixia. O edredão ficará para mais tarde. Se o Tomás se der bem com o saco, compro mais uns 2 para o Inverno.
Com estas compras finais tenho mais noção de que a hora está mesmo a aproximar-se. E agora é que tenho mesmo de ter cuidado com a alimentação, pois a minha análise do teste da Glicémia passou de 75 em Março para 121 em Junho...ai, ai os doces, e as uvas, e os gelados...não sei se conseguirei resistir! Tenho tentado aumentar a ingestão de líquidos, para prevenir as infecções urinárias que costumam atacar mais no final da gravidez e como já tive uma no início não queria voltar a ter de tomar antibióticos. E os líquidos fazem muito bem, pois também ajudam a combater as estrias. Claro que devemos hidratar muito bem a pele...mesmo que tenhamos tendência para ganhar estrias, se ingerirmos muita água, usarmos um bom creme (uso o Percutalfa juntamente com óleo de amêndoas doces e recomendo) e tomarmos as vitaminas certas (Pregnacare) podemos preveni-las. Vejam só os meus aliados nesta gravidez:





São dois amiguinhos que têm valido todos os tostões gastos e, como tal, recomendo vivamente!

Beijinhos e votos de uma boa semana.




domingo, 22 de junho de 2008

Trivialidades

2 Testes engraçados para fazer (há que matar o tempo e fazer render as noitadas):


1. What European city do you belong in? (http://www.blogthings.com/whateuropeancitydoyoubelonginquiz/outcome.php)


You Belong in Dublin


Friendly and down to earth, you want to enjoy Europe without snobbery or pretensions.You're the perfect person to go wild on a pub crawl... or enjoy a quiet bike ride through the old part of town.



2. Os meus sócias célebres (http://www.myheritage.com.pt/reconhecimento-facial)


A celebridade com quem sou mais parecida (em 71%) é, nada mais nada menos:



Nada mal, não? Faltam-me é os restantes 29%, isso é que dava um jeitaço!







quinta-feira, 19 de junho de 2008

34 Semanas e post número 100!!!

Feto: continua se posicionando para o nascimento. Tem cerca de 44,8cm de altura e pesa em torno de 2.250 a 2.300g. Os ossos de sua cabeça neste período ficam mais flexíveis e relaxados para sua passagem na hora de vir ao mundo. Pode acontecer também do seu bebé não estar bem posicionado, ficando sentado ou até mesmo atravessado, mas seu médico estará acompanhando isso com calma e tomará providências para que você e o bebé não tenham maiores complicações. Em alguns casos, ele só se posiciona na hora que a mamã está na maternidade.
Gestante: aumenta o inchaço na virilha por congestão sanguínea devido ao peso e movimentos que o bebé ainda faz (Tell me about it!). Para alívio de seus pulmões, o bebé já está atrás do osso pélvico, portanto sua respiração fica mais fácil (Já reparei!). Em contrapartida, talvez isso cause dificuldades para você andar (Pois...). Fique atenta às contracções no útero nesta fase para aprender a diferenciar as de Braxton-Hicks daquelas que marcam o início do trabalho de parto (que são dolorosas, duram no máximo 40 segundos e vão ficando mais próximas umas das outras). Se você perceber secreção aquosa, comunique seu médico, pois poderá estar perdendo líquido amniótico e isso é ruim para o bebé. Os seus pés ainda estão inchando muito? (Um bocadinho...o pior são as mãos)Tome mais líquidos do que o normal. Mudanças de humor e irritabilidade neste período são normais.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Camisas de dormir vs pijamas


Olá!

Ando cá com uma neura...continuo a dormir uma noite bem e outra em claro!!!

Mas vamos ao que interessa: detesto, detesto, detesto camisas de dormir, mas atendendo à condição de parturiente comprei 2. Em quase todas as listas aconselham a levar 3. Ora, a minha dúvida é: será que não posso comprar um pijama? Como vai nascer de Cesariana, tenho medo que me magoe nos pontos. Mamãs mais experientes, qual é a vossa opinião?

Beijinhos

sábado, 14 de junho de 2008

Insónias...


São 5 da manhã e eu ando por aqui! Será que o meu filho já me anda a preparar para as noitadas que se avizinham? Quero dormir...estou farta de contar carneirinhos...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Resumo da nossa consulta

Ontem fomos novamente à consulta com a GO.
Mal pus um pé fora de casa ia-me dando uma coisinha má, tal era o calor. Como estou sempre enfiada dentro de 4 paredes e a minha casa é muito fresquinha, não imaginava que o tempo já estivesse assim. Passei a viagem de 15 minutos a arfar. Chegámos ao consultório e na sala de espera estava a dar o jogo da selecção. Foi a primeira vez que não stressei por a consulta estar atrasada, assim conseguimos ver o jogo até ao fim!
E após a vitória de Portugal, lá chegou a nossa vez. A médica já tinha recebido a ecografia do 3º trimestre. Alertei-a logo para o tamanho do perímetro cefálico e disse-me que era cabeçudo, um parto normal rebentava-me toda e levava "tudo à frente", segundo as suas palavras. Não vale a pena correr riscos de ter de ser puxado a ventosa ou forceps, por isso marcámos a cesariana. Já sabemos em que dia vai nascer o nosso Tomás, mas não vamos revelar a data a ninguém, pois não queremos criar ansiedade nos nossos familiares e amigos. Ainda por cima, o meu pai vai ser operado uns dias antes e não quero agravar as ansiedades e preocupações da minha família. Assim, fica só entre mim e o papá. É muito bom ter uma data, nunca gostei do factor surpresa, sinto-me mais tranquila assim. Estou um bocadinho apreensiva quanto às dores que irei sentir no pós-parto, mas prefiro a garantia de que o meu filho ficará bem. Não quero pensar nisso, por enquanto.
O parto vai ser no privado e a médica também nos disse para irmos conhecer as instalações, a fim de nos ambientarmos. Garantiu-nos que as condições são óptimas e teremos um atendimento excelente. Iremos, de igual modo, conhecer a enfermeira-parteira que fará parte da nossa equipa médica. Acho que irá ser uma boa experiência.
Depois de tratarmos destas questões, fomos ao peso : mais 2 kg e já cá cantam 9,5. Espero não passar os 12 kg até ao final! Depois fomos ver o colo, molinho e fininho, ou seja, está maduro e, como tal, só espero que o Tomás se aguente até à data do parto, que só será daqui a mais de um mês. Depois, fomos ver o bebécas, encaixadinho bem lá no fundo, daí a pressão que sinto no osso pélvico. Ouvimos novamente o coração, é tão bom! Tenho muito líquido e rico em sustento para o meu pilinhas!
Quanto às análises, ainda não estavam prontas, não gostei. Agora o meu marido terá de lá ir de propósito só para levantá-las. Enfim...
Daqui a 15 dias voltaremos a ter consulta e iremos fazer o primeiro exame para medir os batimentos cardíacos do bebé.
Está tudo a andar, e apesar de estar cheia de andar barriguda, estou muito feliz, pois é sinal que vou ter um bebé e não há bênção maior neste mundo.
Muitos beijinhos.

33 Semanas


Feto: tem cerca de 43,6cm de comprimento e pesa em torno de 2000g. Ele pode se movimentar muito ou nada nesta fase. Se esta situação permanecer assim por mais de 4 horas, avise seu médico imediatamente.


Gestante: você poderá ter sonhos estranhos que também são normais. O bebé está se encaixando na pélvis aos poucos para o nascimento, isso faz com que sua respiração e cansaço diminuam. Mas durante o dia procure descansar sempre que puder para acumular energia para a hora do parto. Agora, as consultas ao médico são quinzenais.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Em contagem decrescente...


Estou cansada... de me queixar disto e daquilo, mas nesta fase já não sei mais o que possa fazer senão reclamar! Hoje voltei a passar a noite praticamente em claro. Depois de muitas tentativas, consegui dormir um bocadinho, mas ainda não eram 5 da manhã já estava no sofá a ver televisão. Não tenho posição para estar na cama, mesmo com 3 almofadas ao meu serviço...o Tomás tem andado muito agitado, chego a ficar preocupada com tanta actividade. Cada vez mais sinto a barriga a enrijecer por uns minutos e ontem comecei a sentir pontadas no rim esquerdo, já para não falar das minhas mãos, que me doem imenso sempre que as tento fechar. São muitas queixas, mas encontro-me mesmo cansada por me sentir assim e ainda falta um mês e uns dias para ele nascer. Não quero que ele nasça antes das 38 semanas, mas quero muito que o tempo passe rápido, pois começo a desesperar.

Continuo a ter pesadelos com o parto! Agora que a hora se aproxima não consigo deixar de pensar nisso. Nunca fui muito tolerante à dor, vai ser lindo! Ainda por cima, o Tomás é um rapagão e tem um perímetro cefálico grande. Não sei se ele vai nascer de cesariana ou de parto normal, de qualquer das formas adivinham-se umas horas difíceis. Há quem me diga que se for parto normal se recupera mais rápido, mas confesso que temo muito que ele não passe e tenha de ser puxado a forceps. Depois há a episitomia...ahhrrrrrr, nem quero pensar! A cesariana, por outro lado, dá muitas dores pós-parto (será que não nos dão nenhuma medicação para as dores?). Ai, nem quero pensar nisto, até fico a transpirar!

Mudando de assunto, ontem consegui pôr o saco do Tomás pronto! Quando vi toda a tralha que tenho de levar até me ri! Só para ele foram três sacos: um saco com a primeira roupa, toalha de banho e mantinha para levar para a sala de partos; outro saco com as restantes roupinhas, toalhas, fraldas, etc; outro saco com os produtos de higiene dele! Bem, parece que vamos de férias. Só me falta comprar uma escovinha para o cabelo (sim, já vi que tem muito), pois ainda não vi uma de jeito! Arranjar as coisas dele não foi fácil, pois fiz questão de ser eu a passar a ferro as roupinhas e foi uma pistolada! É super difícil de passar e olhem que tenho um ferro novo, semi-profissional! As roupinhas são cheias de recortes, botões, etc, etc, estamos uma hora para passar meia dúzia de peças minúsculas! Mas aos poucos consegui passar tudo. Agora tenho de passar as roupinhas de cama, mantas, etc.

A minha mala ainda está vazia! Falta-me comprar uma última camisa de dormir, que não arranjo em lado nenhum, pois as que têm botões à frente são camisas à velhota e eu detesto. As que são giras, não são práticas para amamentar. Falta-me também um soutien de amamentação e mais uns produtos de higiene. Quero ver se até ao próximo fim-de-semana ponho o meu saco também pronto!

Também já montámos a caminha dele, ficou tudo tão giro! Tínhamos planeado montá-la perto do nascimento, mas o pai e os avós inspiraram-se e decidimos montá-la já, ficou um amor! Quando tiver a caminha feita ponho cá uma foto! O Tomás vai ficar no nosso quarto até fazer 1 aninho. Fico mais descansada ao tê-lo perto de mim, posso sempre ir vigiando. A Sociedade Americana de Pediatria assim o aconselha. Depois, o nosso quarto é grande e a caminha dele cabe lá perfeitamente! Desde que ficou montada, passo o dia a olhar para ela... em breve passarei o dia a olhar para ele!

Amanhã é dia de consulta e vou bombardear a médica de perguntas, ela até se vai passar! Tenho de esclarecer muita coisa em relação ao parto.

Um bom feriado para todas e muitos beijinhos

quinta-feira, 5 de junho de 2008

32 Semanas de ti!

Feto: talvez ele esteja de ponta cabeça, na posição correta do nascimento e seus pés poderão pressionar suas costelas, causando-lhe um certo desconforto (pois, pois...) . Agora está pesa 1800g aproximadamente e tem cerca de 43,6cm de comprimento. Nesta fase ele se movimenta com menos frequência, mas com um pouco mais de força do que antes (quanto à força, já deu para reparar). Sua pele já tem a pigmentação de acordo com a tendência genética.
Gestante: procure se posicionar sempre com a coluna erecta. O osso pubiano (fica em baixo dos pêlos púbicos) é composto por duas partes que estão sempre bem encaixadas, mas agora este encaixe está mais solto para melhorar a saída do bebé. Quanto ao tipo de parto, não se preocupe pois, se durante a gravidez seu médico achar que a cesária é inevitável, lhe avisará com antecedência. Se no seu caso a cesária for inevitável, seu médico definirá durante a gravidez e lhe avisará com antecedência, não se preocupe. Como toda mulher, você não está livre de um parto prematuro, por isso, procure deixar tudo em ordem, caso tenha que ir para maternidade antes da hora e não faça nenhuma viagem a partir de agora sem a autorização do seu médico, por mais curta que seja.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O que nos espera...Gravidez ao 8º mês

Bebé:

ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO: O cérebro do bebé desenvolve novas pregas e ligações. Os ossos endurecem e a pele adquire maior grossura. Se está à espera de um menino, nesta altura os seus testículos estão a descer ao escroto, se bem que em alguns casos não terminam de fazê-lo até ao primeiro aniversário.

ENGORDANDO: O bebé vai ganhando peso e ficando com bochechas e nádegas (já está a acontecer!). Engorda cerca de 230 gramas semanais, que o colocam num peso de entre 1,8 e 2,7 quilos. A gordura armazena energia para a sua viagem pelo canal de parto. É possível que já esteja a preparar-se para a viagem orientando a cabeça para baixo (já virou!).

O QUE ESTÁ A ACONTECER: O bebé já recebe grande quantidade de luz, de modo que se habitua ao passar dos dias e noites. Tem ciclos de sono e actividade claramente definidos, complexos e sustentados, amiúde coordenados com as horas de descanso e vigília da sua mãe. Alguns estudos apontam que é nesta época que começam a aparecer os sonhos, o que no feto e o bebé se determinou chamar “sonho activo”.

APOSENTOS APERTADOS: Com mais bebé do que líquido amniótico, não fica muito espaço para mover-se no útero. A mãe nota esses alongamentos e pontapés. E inclusive pode ver esses movimentos, uma vez que o seu útero está mais fino (noto muito isto!). A actividade actual do bebé e as suas respostas perante a luz, o som e o movimento são, de certo modo, traços próprios da sua personalidade.


Mamã:

CONCEITOS ERRADOS ACERCA DO ALEITAMENTO MATERNO: Não deixe que as informações erradas a façam desistir de dar peito ao seu bebé. Eis aqui alguns mitos que se desfazem com factos:

• Mito: Uma mulher com peitos pequenos não pode dar de mamar. Realidade: O tamanho não importa para dar peito.
• Mito: Se a sua mãe (ou a sua irmã) não pode dar peito, você também não poderá. Realidade: Menos de uma em mil das mulheres se vêem incapacitadas para dar peito e a genética não tem nada a ver com isso. A maior parte dos fracassos do aleitamento materno deve-se ao facto da mulher não receber ajuda ou orientação adequada.
• Mito: Dar peito é sempre doloroso. Realidade: Ainda que dar peito possa ser incómodo no inicio, nunca deve ser doloroso. Se o for, quer dizer que o bebé não aprendeu a alimentar-se correctamente. Uma simples mudança bastará para corrigi-lo. Peça ajuda a alguém com experiência.
• Mito: É necessário endurecer os mamilos antes de dar peito. Realidade: A preparação só é útil se tiver os mamilos invertidos, quer dizer, mamilos que se metem para dentro com a estimulação. Se tiver este problema, fale com o seu médico ou com a sua parteira.

ALIMENTAR-SE CORRECTAMENTE PARA A ULTIMA ETAPA: Neste momento você e o seu bebé têm as máximas necessidades nutricionais de toda a gestação. A energia (calorias), a proteína, a vitamina C, o ácido fólico, o ferro e o cálcio que esteve a consumir todo este tempo são particularmente importantes neste troço final do desenvolvimento. Todos os dias deveria consumir:
• de cinco a nove doses de fruta e de legumes frescos (faço)• duas ou três doses de lacticínios (faço)• duas ou três doses de proteína, como carne magra ou peixe (nem sempre faço)• de seis a onze doses de alimentos integrais, como pão, cereais e arroz (faço).

COMER FORA: Procure comer saudavelmente quando comer fora de casa. Evite os estabelecimentos de comida rápida e escolha um menu equilibrado (faço). Quando isto não lhe for possível, observe as seguintes recomendações:
• Leve consigo uma sandes de pão integral com vegetais frescos e proteína (como atum, queijo, frango ou peru). • Leve também um iogurte ou uma peça de fruta da época.• Compre uma geleira portátil e um termo para manter frescos os alimentos que levar de casa. Também poderá utilizá-los depois para conservar o leite materno extraído do peito (para que o bebé o consuma quando você não puder estar perto) e os alimentos do bebé.

PREPARAR-SE PARA A MATERNIDADE: Ter um filho é o princípio de um capítulo maravilhoso da vida... e também de uma grande mudança. Pode preparar-se para este acontecimento fazendo já certos ajustes nos seus hábitos e forma de pensar. Considere estas pequenas mudanças como uma espécie de tapete de boas vindas para o recém-nascido.
• Reorganize a sua casa convenientemente. Por exemplo, colocar o berço perto da cama ajudá-la-á a começar a pensar como mãe (ainda não o fiz).
• Vá dormir quando estiver cansada (faço). É provável que antes de ficar grávida tenha feito esforços para aguentar estar acordada apesar da fadiga. No entanto, agora deverá atender aos sinais do seu corpo, tal como terá que prestar atenção aos sinais do bebé quando nascer. Se começar a fazer uma ou outra sestazinha durante o dia, ir-se-á habituando a dormir quando o bebé dormir.
• Tente aceitar estas mudanças com espírito positivo (hummm...). Por exemplo, pense que a sua redonda barriga não a faz “gorda” (pois, nada disso!), mas sim que converte o seu corpo num verdadeiro lar, acolhedor e protector para o seu bebé. Durante o parto, pense que a intensidade cada vez maior das contracções a aproxima cada vez mais do momento de abraçar o seu bebé (acho difícil pensar assim naquela hora).


LISTA DE COISAS PARA FAZER: O tempo aperta pelo que terá de começar a preparar-se para o dia do parto.
• Prepare uma mala de parto para a sua companheira com duas semanas de antecedência da data prevista (estou a tratar disso). Não se esqueça de incluir algumas coisas para si, como uma camisa, uma muda de roupa interior e alguns artigos de toucador.
• Visite o hospital para ver onde terá que estacionar e onde se realizará a admissão (vou ver se faço).
• Aprenda alguns itinerários para chegar ao hospital.
• Prepare uma lista com os números de telefone de todas as pessoas a quem quiser telefonar para dar a boa notícia. Pense que, com certeza, quando chegar o grande dia não estará para pensar nestes pormenores (está tudo no telemóvel).
• Tenha pronta a máquina fotográfica, com rolo e pilhas.
• Instale a cadeira de segurança para o automóvel.