quinta-feira, 29 de novembro de 2007

O primeiro susto


Na terça passada apanhei um grande susto e até agora continuo muito preocupada.

Hesitei muito antes de escrever estas palavras, pois sei que as minhas amigas vão ficar muito preocupadas e não queria pô-las tristes, mas...precisava mesmo de desabafar!

Vou contar-vos o que me aconteceu: entre as duas escolas onde trabalho, fiz um desvio até minha casa, pois tinha-me esquecido de uma pasta muito importante em casa. Claro está que em todas as paragens que faço, lá vou eu a correr para a casa de banho...e ao limpar-me deparei-me com um corrimento rosado! Fiquei em pânico e o meu mundo caiu...liguei para a médica mas não estava a dar consulta, mas lá consegui arranjar o número de telemóvel. Ela tentou tranquilizar-me, disse-me que pode ser normal, mas recomendou-me repouso absoluto e que me viria no dia seguinte. E aqui começa a culpa a vir ao de cima: "Onde é que errei?". Se calhar foi por ter feito alguns exercícios físicos numa acção de formação sobre expressão naquela manhã! Será que foi isso? Que desespero...

Assim, depois de muito sofrimento e uma enorme ansiedade, lá fui à consulta e fiz a minha primeira eco. A médica diagnosticou gravidez de cerca de 5 semanas, na eco já aparece o saquinho mas não o embrião, o que é normal, pois só a partir da 6ª semana é que começa a aparecer.Gostei, no entanto, de ver o casulo do meu fofinho!!!Passou-me atestado e disse-me para não ficar nervosa, como se isso fosse possível!

Não voltou a aparecer aquele malvado corrimento, hoje já vem clarinho! Para a semana vou novamente fazer eco...só vou ficar tranquila quando ouvir o coração do meu bebé bater!

Estou com tanto, tanto medo...tento ser positiva e pedir muito ao universo que deixe o meu bebé comigo!Só nos resta esperar e acreditar que tudo não passou de um susto. Que os anjos nos protejam!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

4ª semana


A menstruação esperada não aparece. Aqui a suspeita da gravidez começa. Alguns sintomas podem começar, tais como seios doloridos e inchados, escurecimento da aréola, cansaço, sonolência e náuseas.
O zigoto mede um pouco mais de 1mm. Ele começa a se dividir em três tecidos diferentes (folhetos germinativos):
- ectoderma - que futuramente será pele, cabelos, olhos, esmalte dos dentes e sistema nervoso
- mesoderma - se transformará em esqueleto, músculos, rins, coração e vasos sangüíneos
- endoderma - formará os pulmões, fígado, sistema digestivo e o pâncreas.
A placenta ainda se desenvolve. Ela trará oxigênio e nutrientes para o embrião, além de produzir os hormônios da gravidez (progesterona e estrogênio). Ela está ligada ao embrião pelo cordão umbilical, em formação como a rede vascular, que fará trocas com o sangue materno.
Ao fim dessa semana, o zigoto apresentará também um tubo neural (que será o sistema nervoso), notocorda e intestino primitivo (arquêntero). O embrião estará alojado na parte superior do útero envolvido por uma bolsa cheia de líquido amniótico chamada de saco gestacional, que o protegerá de traumas e infecções até a 12ª semana ou 3 meses.
O líquido anmiótico se renova a cada seis horas e chega a 1 litro ao fim da gravidez.
ConfirmaçãoA confirmação da gravidez pode ser diagnosticada através de exames de urina ou de sangue.
Todos têm grandes probabilidades de acerto, mas o exame de sangue é o mais precoce e confiável (a partir de 15 dias da concepção).
Tanto na urina como no sangue é identificado o hormônio gonadotrofina coriônica que só a placenta produz.

3ª semana


O embrião ainda é muito pequenininho, quase do tamanho de uma cabeça de alfinete e ainda não lembra nem de longe a forma humana. É nesse período que a placenta, o cordão e a bolsa das águas começam a se formar.
Nesse momento, as mudanças no corpo da mãe são muito sutis e geralmente passam despercebidas. Poucas são as mulheres que desconfiam de uma gravidez nessa fase.

domingo, 25 de novembro de 2007

Preciso de relaxar...relaxar


Preciso mesmo! A ansiedade ainda não foi dominada...continuo a correr para a casa de banho para ter a certeza que não há visitas indesejadas! Como se controla este receio de que as coisas não corram bem? Gostava de ter uma receita para tal.

Quando eu e o papá estávamos em "treinos intensivos", havíamos combinado que não contaríamos nada a ninguém até aos 3 meses, mas mal soube o resultado cedo percebi que isso seria impossível, pois não conseguiria guardar essa felicidade da minha família e amigos mais próximos durante muito tempo. Assim, contei logo ao meu mano, pais e amigas mais queridas. Há medida que iam contando, não vinham as recomendações para ter muito cuidado, porque faço muitos quilómetros por semana e isso não é nada bom para o bebé, nesta fase do seu desenvolvimento. Todos me dizem que estes 3 primeiros meses serão cruciais e que não devia fazer essas deslocações. O que passou a ser um facto é que todas as vezes que agora me faço à estrada isso não me sai da cabeça e, confesso, o pânico está a começar a apoderar-se de mim! Como só tenho consulta na minha gino no dia 5 de Dezembro, sei que até lá vão andar um pouco ansiosa, mesmo que esteja a fazer um esforço para me manter positiva e acreditar que tudo correrá bem!

Mas falemos de coisas mais agradáveis...começam a assaltar-me muitas dúvidas, naturais nesta fase da minha existência! Por exemplo, não sei se nesta etapa já posso começar a fazer exercício? Tenho muita tendência para engordar e não quero ficar um potinho! Outra dúvida, creme para as estrias? Qual é o melhor, o que recomendam? Não estou imune à toxoplasmose, já sei que não posso conviver com gatos nem comer tomates, etc, mas quanto aos cães? Tenho uma cadelinha, será que faz mal brincar com ela? E que outros alimentos poderão ser perigosos? Ajudava se alguém me pudesse dar algumas informações, ainda que já tenha lido muito sobre estes assuntos e sempre melhor ouvir a voz da experiência do que a literatura(demasiado alarmista) da especialidade!

Para concluir o meu testemunho de hoje, não poderia deixar de vos contar o jantar especial que os meus pais e mano fizeram ontem à noite para celebrar a chegada da nossa estrelinha! foram muito queridos!!! A minha avó de 83 anos também esteve presente e ficou muito feliz com a notícia! Agora é só mimos...e tantas coisas boas que não posso comer!!!Sim, porque agora não posso pensar só em mim!Mas vale a pena a contenção! E já comecei a receber prendinhas, de cor verde alface, que gosto tanto! Será que vem aí um boy ou uma girl???

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Ainda incrédula com a prenda de Natal antecipada!


Ai, vou ser mamã!

Parece irreal! Depois de muita ansiedade e 4 meses de espera lá veio o meu tão desejado positivo! Passei os últimos dias a correr para a casa de banho para ver as cuequinhas! Passámos a vida a sonhar com algo que quando acaba por acontecer nem parece ser verdade, tal é o nosso receio de que as coisas possam correr mal.

A partir do momento em que soube o resultado, de imediato se apossou de mim um sentimento de receio...de o perder, de que as coisas não corram bem, de que não seja capaz de exercer bem este novo papel. É aqui que entra a fé e a esperança de que tudo seja como nos nossos sonhos e tenha um final muito feliz. E hoje é um dia de felicidade, um dia que marca uma nova etapa da minha existência, o dia em que me sinto mais mulher e que começo a cumprir o principal desígnio da minha espécie!

Para todas as mulheres que comigo roeram as unhas nestes últimos dias e que me deixaram mensagens de carinho e de amizade o meu mais sincero obrigada! Espero contar sempre convosco nesta viagem!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

POSITIVO!!!
Estou muito feliz!

Três dias de atraso...

...e de muita ansiedade! Ando nuns nervos...ai,ai,ai!
Fiz o teste da urina em laboratório, às 17h30 sei o resultado!
Ai, torçam por mim.
Será que é hoje que anuncio ao mundo a minha estrelinha??
Darei a notícia aqui em primeira mão, seja qual for o resultado.
Até logo

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Um dia de atraso!

Nem sinal do dito cujo!Ai, ai, ai...que ansiedade!
Só faço o teste na 4ª!
Obrigada pelas mensagens de apoio, continuem a torcer por mim!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Fim-de-semana à porta


Mais um fim-de-semana se avizinha...de espera!

Espero não receber a visita do dito cujo.E será que há 4ª tentativa será de vez???

Assim espero! Até lá sonho com carapins vermelhos, da cor do Natal, pois seria um maravilhoso presente.


Bom fim-de-semana.